Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Projeto de reforma da Ponte dos Ingleses, ponto turístico de Fortaleza, é concluído; veja fotos da maquete

0

O projeto para requalificação da Ponte dos Ingleses, cartão-postal e ponto turístico famoso de Fortaleza, está pronto e já foi entregue ao Governo do Estado do Ceará para licitação e obra. As mudanças do local foram anunciadas pelo secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, em uma rede social neste domingo (10).

ponte está fechada para reforma desde janeiro de 2018 devido à insegurança e à deterioração da estrutura. Neste período, ficou abandonada e passou, inclusive, a servir de abrigo para moradores de rua. Nos últimos meses, pedaços de madeira, de plástico e de ferros – inclusive enferrujados – chegaram a cair da estrutura, oferecendo risco aos banhistas.

Segundo o arquiteto cearense Fausto Nilo, que assina o projeto de reforma junto a Delberg Ponce de Leon, as características originais do equipamento serão mantidas, mas alguns pontos que necessitavam de atenção serão modificados para dar mais eficiência à ponte e segurança para os frequentadores. Ao G1 CE, Nilo afirmou que foram seis meses de pensamento e execução do projeto.

Maquete mostra como deve ficar a ponte. — Foto: DivulgaçãoMaquete mostra como deve ficar a ponte. — Foto: Divulgação

Maquete mostra como deve ficar a ponte. — Foto: Divulgação

A Ponte Metálica, como também é conhecida entre os cearenses, passará a ter piso de concreto reforçado – diferente do anterior, de madeira. Para o arquiteto Fausto Nilo, esta característica vai conferir à construção um “melhor convívio com a maré”, que por vezes avança e contribui para a deterioração do ambiente.

“Sendo de concreto, agora, a Ponte terá mais tempo de sobrevivência. Se durou 26 anos inicialmente pode ser que agora dure 45 anos. Ninguém pode ter certeza, né? Por conta do avanço da maré, os problemas de aquecimento global. Mas nós levamos tudo isso em conta no projeto. É uma aperfeiçoamento, não é uma reforma para mudar a estrutura porque ela é um signo da cidade, não tem sentido fazer muitas modificações. Agora, a construção será mais eficiente e terá uma melhor convivência com a maré”, pondera Nilo.

Itens de paisagismo e arborização também serão incorporados, além de uma repaginação no acesso à ponte, que terá escadas, rampas de acessibilidade e bicicletário. A extensão do equipamento também permanecerá a mesma. “O que melhorou é só a distribuição da construção. Em zonas onde fica mais gente, foram levados em conta aspectos rigorosos de segurança”, conta o arquiteto.

Itens para melhorar a acessibilidade fazem parte do projeto apresentado. — Foto: DivulgaçãoItens para melhorar a acessibilidade fazem parte do projeto apresentado. — Foto: Divulgação

Itens para melhorar a acessibilidade fazem parte do projeto apresentado. — Foto: Divulgação

Sem prazo

As intervenções na ponte porém, ainda não tem data de início. Passada a fase de projeto, que foi entregue à Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), agora o momento é de executar a estrutura e o edital de licitação para as obras.

Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) informou anteriormente ao G1 CE, o orçamento previsto para toda a reforma é de R$ 19 milhões.

A Ponte dos Ingleses está fechada desde janeiro de 2018 aguardando reforma. — Foto: Carlos Marlon/SVMA Ponte dos Ingleses está fechada desde janeiro de 2018 aguardando reforma. — Foto: Carlos Marlon/SVM

A Ponte dos Ingleses está fechada desde janeiro de 2018 aguardando reforma. — Foto: Carlos Marlon/SVM

Símbolo da cidade

A ponte é símbolo histórico de Fortaleza e foi tombada pelo Município em 1989. O projeto de adaptação ao uso paisagístico e de lazer foi feito em 1994 por Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário