Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Qair Brasil vai investir R$ 2 bilhões para produzir e armazenar hidrogênio verde no Pecém

0

A empresa Qair Brasil vai investir R$ 2 bilhões para produzir e armazenar hidrogênio verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante.

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira, 20, em audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o seu Respectivo Relatório (EIA/Rima).

De acordo com o relatório, o “Projeto H2’Fraternité” inclui a construção de dois edifícios para o processo de eletrólise, visando a produção de hidrogênio (H2), que será purificada antes do processo de eletrólise, e energia elétrica renovável.

O objetivo é estabelecer uma planta de produção de hidrogênio verde com capacidade de eletrólise de 280 MW, com uma produção inicial estimada em cerca de 42 mil toneladas de H2 por ano.

O projeto também inclui uma planta de produção e armazenamento de hidrogênio em uma área de 34,59 hectares, além de uma linha de transmissão de 3,8 km que conectará a subestação dessa planta industrial à subestação Pecém II.

A estimativa é que o projeto seja efetivamente estabelecido num prazo de 24 meses, gerando, em sua fase inicial, aproximadamente 250 postos de trabalho.

A coordenadora socioambiental da Qair Brasil, Silvia Oliveira, afirmou que a empresa estuda contribuir para a transição energética “trazendo o pilar da sustentabilidade e a sinergia das pessoas. Estar aqui hoje para avaliar este estudo ambiental é extremamente valioso para nós”, destacou.

A audiência pública é uma das fases do processo para a obtenção da Licença de Instalação, que poderá aprovar a implantação do empreendimento. Após a apresentação dos estudos e complementações, o projeto será submetido à análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para a autorização e emissão da licença pela Semace.

Qair Brasil

A subsidiária Qair Brasil é uma produtora independente de energia que desenvolve soluções baseadas em fontes renováveis, contribuindo para a transição da matriz energética. Há mais de 30 anos com o grupo Qair Internationalhoje em atuação em 21 países ao redor do mundo com projetos de energias renováveis.

Sobre o EIA/Rima
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade. A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Rima.

FOCUS.JOR

Compartilhe

Deixe um comentário