Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Quatro agências do INSS fecham em Fortaleza após suspeita de Covid-19 entre servidores

0

Quatro das cinco agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Fortaleza que voltaram a ofertar serviços presenciais fecharam novamente devido à suspeita de que servidores do órgão foram contaminados pela Covid-19. As unidades haviam retomado as atividades presenciais na segunda-feira (14), com reclamação de beneficiários que relataram não terem obtido atendimento.

Além da suspeita de infecção entre funcionários, o laudo técnico do Ministério da Economia sobre a vistoria nas agências cita pontos de inadequação como:

  • falta de termômetro para aferir temperatura de servidores e beneficiários;
  • sem disponibilidade de álcool gel;
  • ausência de ventilação com a segurança sanitária exigida pela Anvisa;
  • distanciamento mínimo entre os guichês de atendimento.

Com o fechamento de quatro agências, apenas a unidade do Bairro Parquelândia segue em atendimento local na capital cearense.

De acordo com o órgão, funcionários da unidade Fortaleza-Sul, no Bairro Água Fria, só devem voltar a ser oferecidos em 24 de setembro; nos bairros Centro, Aldeota e Messejana, o retorno será em 28 de setembro.

Serviços ofertados

Conforme a Previdência Social, os serviços oferecidos (serviço social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios) serão remarcados, e os servidores ficarão trabalhando em casa, “sem prejuízo para novos pedidos de benefício e atualizações das prestações já pagas”.

Já a perícia médica segue suspensa, e atendimentos já agendados precisam ser remarcados.

Os agendamentos que já haviam sido feitos para as agências de Parquelândia, em Fortaleza, e nas demais cidades do Ceará abertas na segunda-feira (14), não foram alterados, garantiu o órgão.

Perícia médica

Governo convoca os médicos peritos do INSS para retorno imediato ao trabalho

Governo convoca os médicos peritos do INSS para retorno imediato ao trabalho

Por causa de uma discordância entre o INSS e a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), que acusa a Previdência Social de não garantir a segurança sanitária para os servidores nas agências, a perícia médica segue suspensa, devendo ser remarcada.

Em nota, o INSS informou que o Cumprimento de Exigências deve ter o agendamento alterado para Exigência Expressa, cujas urnas seguirão disponíveis nas unidades fechadas.

Na sexta-feira, o Ministério da Economia publicou, em edição extra do “Diário Oficial da União”, um edital de convocação imediata para que peritos médicos federais e supervisores médico-periciais voltem a atender nas agências do INSS.

A convocação vale para os profissionais lotados nas 150 agências que, segundo o governo, já passaram por vistoria e estão liberadas para o trabalho presencial. A lista de agências foi publicada junto com a convocação.

Reagendamento e atendimento a distância

Para fazer o reagendamento, as equipes de Serviço Social e Reabilitação Profissional disponibilizaram como apoio a segurados os seguintes telefones:

  • Serviço Social: (85) 3255-7457 e 3255-7667
  • Reabilitação: 3255-7556 (Centro) e 3255-7683 (Fortaleza-Sul)
  • Agência Messejana: 99809-7465 e 99815-7025

Seguem ofertados a distância 90 serviços de requerimentos, atualizações, consultas e anexos de Cumprimento de Exigências e atestado médico para Perícia Médica online, pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Dúvidas de acesso ao Meu INSS podem ser resolvidas pelos tutoriais e atendente virtual no site do INSS, além do WhatsApp (61) 9638-8396.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário