Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Rainha Elizabeth felicita brasileiros pelo Dia da Independência

0

Mensagem foi divulgada pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em uma rede social

A rainha Elizabeth, do Reino Unido, parabenizou o presidente Jair Bolsonaro e enviou felicitações ao povo brasileiro pelos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7). A mensagem foi divulgada pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em sua conta no Twitter.  

Na mensagem, a rainha recorda a viagem que fez para o Brasil em 1968: “Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”.

VEJA TAMBÉM

Em sua publicação, a embaixadora britânica no Brasil disse que a mensagem da rainha é um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido. “É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, ao povo brasileiro, representado pelo Presidente da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido; uma parceria de 200 anos.”

Rainha Elizabeth 2ª, uma monarca que bate recordes

Sete décadas de reinado para uma monarca de 96 anos que deu a volta ao mundo 42 vezes: a rainha Elizabeth 2ª, que comemora o jubileu de platina desde o dia 2 de junho, está acostumada a bater recordes.

Longevidade recorde


Elizabeth 2ª reina durante 70 anos e quase quatro meses, um recorde na história britânica. O recorde anterior pertencia à sua tataravó, a rainha Victoria, que reinou durante 63 anos, sete meses e dois dias (de 20 de junho de 1837 até sua morte, em 22 de janeiro de 1901).

Aos 96 anos, a rainha Elizabeth é também a monarca reinante mais velha do mundo. Apenas dois reis reinaram mais tempo do que ela: o rei francês Louis XIV (mais de 72 anos entre 1643 e 1715) e o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia (70 anos e quatro meses, de 9 de junho de 1946 a 13 de outubro de 2016).

Viajante incansável

Como rainha, ela viajou para mais de cem nações — outro recorde para um monarca britânico — e realizou mais de 150 visitas a países da Commonwealth. Esteve 22 vezes no Canadá, mais do que em qualquer outro país, e 13 vezes na França — cujo idioma fala — mais do que em qualquer outro país europeu.

O Daily Telegraph calculou que ela percorreu o equivalente a 42 voltas ao mundo antes de parar de viajar para o exterior, em novembro de 2015, aos 89 anos. Sua viagem mais longa ao exterior durou 168 dias (de novembro de 1953 a maio de 1954), quando ela visitou 13 países.

Um milhão de cartões de felicitações

Ela enviou cerca de 300 mil cartões para pessoas que comemoram seu 100º aniversário e mais de 900 mil para casais que festejaram bodas de diamante (60 anos). Ela mesma foi casada por mais de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu em abril de 2021 — outro recorde para um monarca britânico.

Às vezes pioneira


Em 1996, a rainha Elizabeth foi a primeira monarca britânica a visitar a China. Ela também foi a primeira monarca britânica a discursar na Câmara dos Representantes em Washington, em 16 de maio de 1991.

Enviou seu primeiro email em 26 de março de 1976, durante uma visita a um centro de pesquisas do Ministério da Defesa.

Em 1997, lançou o primeiro site oficial do Palácio de Buckingham. Em 2014, postou seu primeiro tuíte e, em 2019, sua primeira publicação no Instagram.

Bolsonaro participa do desfile de 7 de Setembro em Brasília. Veja as fotos:

Manifestantes durante desfile na Esplanada dos Ministérios nesta quarta
O presidente Jair Bolsonaro participa do desfile de 7 de Setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios
Público no 7 de Setembro
Manifestantes durante desfile na Esplanada dos Ministérios nesta quarta
O presidente Jair Bolsonaro participa do desfile de 7 de Setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios

R7

Compartilhe

Deixe um comentário