Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Reestruturação salarial de policiais do Ceará gera debate e manifestação de soldados na Assembleia

0

A proposta de reestruturação da carreira dos profissionais da área de Segurança Pública do Ceará ainda não chegou à Assembleia Legislativa, mas o tema mobiliza discussões nesta quinta-feira (6). Do lado de fora da sede do Legislativo, policiais e bombeiros militares fazem ato por um reajuste maior do que o que está sendo oferecido pelo governo. Representantes da categoria também ocupam as galerias da Casa, se manifestando durante pronunciamentos de deputados estaduais.

O ato dos profissionais de Segurança Pública interditou a Avenida Desembargador Moreira, dos dois lados da via na manhã desta quinta. Esposas e familiares dos profissionais também acompanham a movimentação. Eles reivindicam reajuste salarial superior à inflação logo neste ano.

A proposta do Governo é parcelar o acréscimo salarial de 4,8% até 2022. Os policiais reivindicam 35% de reajuste.

Policiais protestam por aumento salarial. Eles reivindicam aumento de 35%; governo oferta 4,8% — Foto: Leábem Monteiro/SVMPoliciais protestam por aumento salarial. Eles reivindicam aumento de 35%; governo oferta 4,8% — Foto: Leábem Monteiro/SVM

Policiais protestam por aumento salarial. Eles reivindicam aumento de 35%; governo oferta 4,8% — Foto: Leábem Monteiro/SVM

Representante dos policiais na Casa, o deputado Soldado Noelio (Pros) reclamou da forma como a proposta chegou ao conhecimento da categoria, o que, para ele, demonstra falta de diálogo por parte do governador. “Por anos, os profissionais da Segurança ficaram sem direito ao reajuste e, devido a essa ausência, foi-se acumulando perda salarial”, argumentou.

Noelio disse, ainda, que buscou o Governo para discutir a proposta, mas afirmou não ter sido recebido por Camilo. “Sou eu que não quero dialogar? Nós que somos radicais? Nós queremos resolver o problema”. A defesa de maior reajuste e a crítica à falta de diálogo por parte do Executivo foram endossadas pelo deputado André Fernandes (PSL). Renato Roseno, em aparte, também argumentou que é preciso “abrir o diálogo”.

O líder do Governo, Júlio César Filho (Cidadania), subiu à tribuna em seguida, registrando que, embora a categoria pedisse diálogo, as galerias do plenário haviam ficado esvaziadas quando do seu pronunciamento. Ele destacou políticas do Governo Camilo na área.

“Desde 2015, primeiro ano do Governo Camilo Santana, várias ações e vários projetos vieram para essa Casa para a reestruturação, para a autorização de concurso, não só para a Polícia Militar, mas também para outras forças da Segurança”, afirmou. Júlio César Filho também apontou que o Governo está aberto à negociação. “Nós estamos juntos para ajudar, para achar uma solução.”

Salário e aumento progressivo

Familiares de policiais fazem parte de protesto pelo aumento salarial da categoria — Foto: Leábem Monteiro/SVMFamiliares de policiais fazem parte de protesto pelo aumento salarial da categoria — Foto: Leábem Monteiro/SVM

Familiares de policiais fazem parte de protesto pelo aumento salarial da categoria — Foto: Leábem Monteiro/SVM

O Governo do Estado apresentou, no início desta semana, um plano de reestruturação da carreira de profissionais da Segurança Pública do Ceará. A proposta prevê reajustes concedidos em quatro etapas até 2022, mas só passa a valer após aprovação pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. O Governo ainda não enviou o projeto para análise do Parlamento, mas, desde que foram divulgados, os reajustes apresentados foram contestados por algumas associações de soldados e praças.

De acordo com tabelas salariais divulgadas pela equipe econômica do Executivo, a remuneração de um soldado no Estado, por exemplo, vai ter um aumento de 4,8% por parcela. Atualmente, a remuneração é de R$ 3.475,74 e, com a reestruturação, um soldado passará a ter um salário de R$ 4.206,23, em 2022. Até chegar a esse valor, a remuneração vai subindo progressivamente. Os reajustes para as demais patentes seguem a mesma lógica de escalonamento em quatro etapas.

Na terça-feira (4), o governador Camilo Santana (PT) convocou parlamentares da base governista para apresentar detalhes sobre o plano a ser analisado pelo Legislativo. Ao todo, 30 deputados participaram da reunião no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.

A proposta, porém, ainda não convenceu essas entidades, que convocaram um protesto para esta quinta-feira (6), na Assembleia. A Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece) reivindica um reajuste de, pelo menos, 35% no salário-base dos soldados.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário