Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Região Metropolitana de Fortaleza concentra as maiores chuvas

0

Entre as maiores precipitações, destaca-se Aquiraz, localizada na Região Metropolitana, que registrou 84 milímetros.


Chuva alaga ruas em Itaitinga, na Grande Fortaleza

Chuva alaga ruas em Itaitinga, na Grande Fortaleza

Pelo menos 25 cidades cidades do Ceará registraram chuvas entre 7h de terça-feira (25) e 7h da manhã de quarta-feira (26). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram atualizados às 10h50

Entre as maiores precipitações, destaca-se Aquiraz, localizada na Região Metropolitana, que registrou 84 milímetros. Fortaleza teve precipitações em um posto pluviômetro: Castelão (11 milímetros).

Destacam-se ainda os municípios de Pindoretama e Itaitinga, também na Grande Fortaleza, com precipitações de 45 mm e 37 mm, respectivamente. Choveu também na Região Norte, em Uruburetama (33 mm).

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Funceme, há nuvens sobre o Ceará, assim como em grande parte do Nordeste. Destaca-se nebulosidade associada a chuva sobre o oceano Atlântico junto à faixa litorânea do Ceará.

De acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), são nuvens que circulam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul. A ZCIT é o principal sistema indutor de chuva no nordeste, no período de fevereiro a maio.Maiores chuvas por Municípios no dia:84844545373733332020AquirazPindoretamaItaitingaUruburetamaMaranguape020406080100Fonte: Funceme

Previsão para os próximos dias

Para hoje, quarta-feira (26), a tendência é de chuva em todas as macrorregiões do estado, principalmente no período da tarde e inicio da noite nas regiões do noroeste (Litoral Norte e Ibiapaba), Sertão Central e Inhamuns, região Jaguaribana e Cariri. Nos Litorais de Fortaleza e Pecém e no Maciço de Baturité, há uma tendência para ter precipitação ao longo do dia.

Para quinta-feira (27) e sexta-feira (28), a tendência é que aumente as condições de chuva em todas as macrorregiões. Destaca-se a parte do litoral, oeste e sul do Ceará com mais condições de apresentarem os maiores acumulados ao longo do dia.

Açudes em situação crítica

Apesar das chuvas, o volume de águas nos principais reservatórios cearenses continua baixo. O Castanhão, por exemplo, está com apenas com 8,49% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da capital e Região Metropolitana de Fortaleza.

O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 22,80% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 8,18%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na manhã desta quarta-feira.

Cidade de Crateús deve receber chuvas nesta quarta-feira, segundo a Funceme. — Foto: Emerson Matos/Arquivo pessoal

Cidade de Crateús deve receber chuvas nesta quarta-feira, segundo a Funceme. — Foto: Emerson Matos/Arquivo pessoal

Compartilhe

Deixe um comentário