Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Reitoria do IFCE cancela Semana de Direitos Humanos no dia do início do evento, no Ceará

0

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) cancelou, nesta terça-feira (20), a I Semana de Direitos Humanos, evento promovido pelos alunos e que teria início no mesmo dia. Segundo a reitoria da instituição, o evento é compreendido como “possuidor de um viés político-partidário, o que não condiz com a histórica imagem institucional do IFCE”.

A decisão foi avisada aos organizadores no dia em que iniciaria o evento, o que os deixou surpresos. “A gente ficou bem impactado. Não nos deram nenhuma alternativa. Nós já estamos trabalhando na organização há, pelo menos, três meses”, conta Mariana Lacerda, uma das estudantes à frente da programação.

Ela afirma ainda que, apesar de não contarem mais com o espaço do instituto, o planejamento previsto vai acontecer em outros locais. “A gente está adequando toda a programação, mas a nossa primeira deliberação é entender que isso é um ato de censura. Mantemos hoje a programação na praça ao lado do IFCE. Nossos palestrantes estão todos confirmados e vamos manter em outros locais da cidade”, conta.

Em nota, o IFCE afirma que reconhece a importância do debate sobre direitos humanos para a comunidade acadêmica e afasta a possibilidade da decisão da direção se tratar de censura. “No entanto, a falta de discussão prévia para a montagem de uma programação focada no debate plural de ideias inviabiliza a realização do evento”, diz.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário