Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Resumo do dia/Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

0

Por G1

Sob críticas de ambientalistas, do público e até de artistas, o governo fará um novo decreto sobre a extinção de uma reserva no Norte do Brasil com quase o tamanho da Dinamarca. A intenção é deixar as regras para mineração mais claras. Mas a extinção está mantida. E o mundo prende a respiração mais uma vez com um míssil disparado pela Coreia do Norte que sobrevoou o Japão.

Esclarecimento

O decreto para a exploração de ouro e outros minerais na área de 4 milhões de hectares entre o Pará e o Amapá será substituído, mas o principal do plano aparentemente prossegue. Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, além de esclarecer as regras para exploração, o objetivo é preservar as reservas ambientais e indígenas. A decisão de extinguir a reserva gerou críticas, tanto de políticos quanto de celebridades.

Após críticas, governo reedita decreto sobre mineração em reserva na Amazônia

Após críticas, governo reedita decreto sobre mineração em reserva na Amazônia

Serra investigado

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador José Serra (PSDB-SP) com base nas delações de executivos da JBS. A suspeita é de omissão de dados na prestação de contas, o chamado caixa dois, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão mais multa. O G1 buscava contato com a assessoria do parlamentar.

José Serra pediu demissão  (Foto: Evaristo Sá / AFP Photo) José Serra pediu demissão  (Foto: Evaristo Sá / AFP Photo)

José Serra pediu demissão (Foto: Evaristo Sá / AFP Photo)

Quem é André Fufuca?

Em uma semana decisiva para a votação da reforma política, o deputado André Fufuca (PP-MA) deve assumir amanhã a presidência da Casa pela primeira vez, em lugar de Rodrigo Maia que por sua vez assume a presidência já que Temer está na China. Ele tem 28 anos e exerce seu primeiro mandato na Câmara. Leia mais detalhes.

André Fufuca (PP-MA) deve assumir a presidência da Câmara pela primeira vez

André Fufuca (PP-MA) deve assumir a presidência da Câmara pela primeira vez

Nova ameaça

A Coreia do Norte realizou um novo disparo de míssil balístico que alcançou uma longa distância e cruzou o céu do Japão. Segundo a emissora de TV japonesa NHK, o míssil se partiu em três pedaços e caiu no Oceano Pacífico. O governo japonês afirmou que a proximidade do míssil representou uma ameaça sem precedentes e condenou o lançamento “nos mais fortes termos”.

Kim Jong-un comanda Coreia do Norte  (Foto: REUTERS/Damir Sagolj) Kim Jong-un comanda Coreia do Norte  (Foto: REUTERS/Damir Sagolj)

Kim Jong-un comanda Coreia do Norte (Foto: REUTERS/Damir Sagolj)

Militar infiltrado

A Justiça de São Paulo tornou réus 18 manifestantes presos com um militar infiltrado em ato contra o governo Temer no ano passado. Eles respondem em liberdade aos crimes de associação criminosa e corrupção de menores. O caso está sob segredo de Justiça. À época, o então capitão William Pina Botelho atuou no protesto na capital paulista como agente disfarçado.

Ministério Público apura se capitão do Exército Willian Pina Botelho estaria infiltrado entre manifestantes detidos em São Paulo antes de ato contra o atual governo federal (Foto: Reprodução/TVGlobo) Ministério Público apura se capitão do Exército Willian Pina Botelho estaria infiltrado entre manifestantes detidos em São Paulo antes de ato contra o atual governo federal (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Ministério Público apura se capitão do Exército Willian Pina Botelho estaria infiltrado entre manifestantes detidos em São Paulo antes de ato contra o atual governo federal (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Furacão nos EUA

O furacão Harvey já se tornou uma tempestade tropical e deixou destruição e mortes. Ao menos 7 pessoas morreram. A cidade de Houston, no Texas, está inundada e o Exército está liberando água de 2 barragens para evitar inundações maiores. O Harvey é o furacão mais forte a atingir o Texas em mais de 50 anos.

Estado americano do Texas enfrenta enchentes provocadas por tempestade tropical Harvey

Estado americano do Texas enfrenta enchentes provocadas por tempestade tropical Harvey

Estupro

A escritora Clara Averbuck disse que foi vítima de estupro de um motorista do Uber em São Paulo. “O nojento do motorista do Uber aproveitou meu estado”, disse a escritora em relato no Facebook. Ela disse que ainda está decidindo se vai prestar queixa na Delegacia da Mulher. A Uber disse em nota que “repudia qualquer tipo de violência contra mulheres. O motorista parceiro foi banido”.

Clara Averbuck  (Foto:  Reprodução/Facebook/Clara Averbuck) Clara Averbuck  (Foto:  Reprodução/Facebook/Clara Averbuck)

Clara Averbuck (Foto: Reprodução/Facebook/Clara Averbuck)

Enfermeiro da morte

Um enfermeiro alemão, já condenado à prisão perpétua em 2015 por matar dois pacientes e por tentar matar outros dois foi acusado de assassinar pelo menos outras 84 pessoas entre 2000 e 2005 utilizando doses excessivas de remédios para o coração. As novas revelações provêm de inquéritos que nunca tinham chegado à uma conclusão, além da análise de centenas de registros de hospitais onde Niels Högel, 40 anos, atuou.

Polícia alemã suspeita que enfermeiro tenha matado 84 pacientes com injeção letal

Polícia alemã suspeita que enfermeiro tenha matado 84 pacientes com injeção letal

Curtas e rápidas

Compartilhe

Deixe um comentário