Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Risco de leptospirose aumenta durante período de chuvas em Fortaleza; veja como prevenir a doença

0
Risco de leptospirose aumenta no período chuvoso — Foto: Jonathan Lins/G1

A leptospirose é transmitida através de água contaminada em contato com a pele, especialmente se houver arranhões ou cortes.

Fortaleza registrou, nos três primeiros meses deste ano, seis casos confirmados da leptospirose, doença infecciosa transmitida pela urina de roedores, principalmente em períodos chuvosos. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, foram contabilizados 60 casos entre os anos de 2020 e 2021. Nesta quinta-feira (7) Fortaleza chegou ao 36º dia consecutivo de registros de chuvas, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), aumentando também o risco de contaminação com a enfermidade.

Veja abaixo os sintomas e modo de prevenir a doença

O que é a leptospirose?

É uma doença infecciosa que tem como causador uma bactéria nomeada como leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais, como bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães, que também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem.

Segundo a Secretaria de Saúde de Fortaleza, a doença é transmitida através de água contaminada em contato com a pele, especialmente se houver arranhões ou cortes.

Em situações de alagamentos, a urina dos ratos mistura-se à água e à lama. A transmissão ocorre pelo contato com a água e locais contaminados. A leptospirose, entretanto, é considerada uma doença curável, principalmente em diagnóstico precoce.

LEIA TAMBÉM:

Principais sintomas e sinais

A pessoa com leptospirose apresenta febre, dor de cabeça e dores no corpo. Se a pessoa tiver com os sintomas e tiver tido contato com água de alagamento ou proveniente de esgoto, deve procurar imediatamente uma unidade hospitalar.

A Prefeitura de Fortaleza afirma que pessoas com sintomas leves devem procurar os postos de saúde; já com sintomas mais graves, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O tratamento e o diagnóstico da leptospirose são oferecidos pela rede municipal de saúde após a notificação de circunstâncias suspeitas à vigilância epidemiológica municipal. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para uma recuperação bem-sucedida.

Como prevenir?

É necessário evitar o contato com água ou barro de alagamentos. Caso o contato tenha ocorrido, a recomendação é, logo que possível, retirar calçados molhados e limpar a região do corpo com água e sabão. Também é aconselhável evitar o acúmulo de lixo e entulhos, pois são lugares propícios para a infestação de ratos.

Enfrentamento à leptospirose

A Prefeitura de Fortaleza realiza atividades para o enfrentamento à leptospirose, através da prevenção e do combate à proliferação de roedores. As ações são realizadas em espaços públicos, locais de manejo de resíduos sólidos, feiras, bueiros e áreas que representem risco iminente, com pretensão de prevenir a incidência de casos de leptospirose em locais com maior probabilidade de ocorrências.

Nas ações, são utilizados produtos para o controle populacional de roedores – esse material utilizado não é prejudicial aos seres humanos.

Até fevereiro de 2022, as ações de desratização já somam 30.475 imóveis visitados, com 24.434 focos exterminados com uso de produtos químicos. Nos últimos dois anos (2020 e 2021), a Prefeitura realizou 198.529 visitas e 144.937 utilizações de raticida.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário