Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Saiba como se prevenir de doenças transmitidas dentro das academias

0

Ambientes como academias são um paraíso para fungos, pois geralmente funcionam em locais fechados e o suor das atividades físicas causa umidade, o que faz os micro-organismos se espalharem facilmente pelo ar e pelos equipamentos. Por esse motivo, muitas doenças podem ser transmitidas dentro das academias, como explica a médica dermatologista Helena Rios.

“Uma doença que pode ocorrer por contaminação é a escabiose. Se um indivíduo muito contaminado passou por ali e deixou ácaros, você acaba tendo um contato com aquele ambiente. Com relação a micose é mais frequente pele com pele, precisa que o indivíduo tenha passado anteriormente por um aparelho e tenha deixado secreção ou suor”, explica Helena.

O estudante Kauê Queiroz frequenta a academia há mais de três anos e toma certos cuidados ao utilizar os equipamentos. “Se tiver muito suado, muito molhado, eu costumo passar álcool. Na hora de beber água, eu procuro não encostar a boca em nada e levo sempre uma garrafinha”.

A médica ressalta quais cuidados se devem tomar pelos clientes das academias. Ainda ressalta como as academias devem se comportar para evitar esses perigos de contaminação. Cabe aos donos e usuários das academias tomarem medidas de higiene para evitar doenças.

Tribuna do Ceará

 

Compartilhe

Deixe um comentário