A importância das árvores no urbanismo de uma cidade ensolarada como Fortaleza é indiscutível. Mas, se você não sabia, algumas árvores não são indicadas para calçadas e canteiros.
A professora, arquiteta e urbanista, Fernanda Rocha, cita dois exemplos de árvores que são listadas como espécies invasoras, são comuns na nossa paisagem, mas prejudicam o crescimento de outras plantas.
“Castanholeira que é uma árvore exótica que já foi usada na arborização urbana, mas é uma espécie de planta invasora. É o tipo de planta que não podemos fazer o plantio dela, pois desequilibra o meio ambiente, elas conseguem competir de maneira muito agressiva no meio ambiente e retira a condição das plantas nativas sobreviverem”, explica.
Independente da árvore, numa cidade de clima quente como o nosso, as pessoas buscam mesmo é a sombra. Para a estética e um melhor colorido da cidade, jambos e flamboyants são boas opções como afirma a urbanista Fernanda Rocha. “Trazem também a questão do colorido para animar nossas cidades. E precisamos de fato dessas espécies”, afirma.
As árvores mais indicadas são as nativas de médio porte, como o ipê Rosa e pau branco. Elas não destroem as calçadas, não prejudicam tubulações de água e esgoto, não tocam na fiação dos postes, e o principal ficam bonitas quando estão floridas.
Tribuna do Ceará