Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Salvador Dalí e Chico Albuquerque ganham exposições em Fortaleza nesta terça

0

A Caixa Cultural Fortaleza recebe, a partir de amanhã (25), às 19h, a exposição Dalí: A Divina Comédia, que reúne 100 gravuras do mestre do surrealismo Salvador Dalí, pertencentes a uma coleção privada da Espanha. As obras foram produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, sob encomenda do governo italiano para ilustrar uma edição comemorativa aos 700 anos de nascimento de Dante Alighieri (1265-1321), e seguem até o dia 2 de julho. No dia 26, às 15h, haverá uma visita guiada com o artista plástico Roberto Galvão.

Já o Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, e a Terra da Luz Editorial, do Ceará, abrem também nesta terça-feira, às 19h, a exposição “O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos”, que ocupará os dois andares do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e poderá ser visitada até o dia 02 de julho. Esta será a mais completa mostra sobre a sua obra, somando cerca de 400 fotografias, além de objetos, livros, recortes, exibição de filmes. A mostra abre o festival Maloca Dragão, que este ano tem como tema “It’s All True, Orson Welles – 100 anos de Chico Albuquerque”.

Salvador Dalí

Pintor, escultor e gravurista, o catalão Salvador Dalí (1904-1989) alcançou projeção mundial por sua obra surrealista, com imagens inusitadas e muitas vezes bizzarras, de grande riqueza plástica, alusivas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Realizou obras para grandes clássicos da literatura ocidental, com destaque para a série em aquarela onde expõe sua visão sobre a alegoria poética A Divina Comédia, de Alighieri, sendo esta uma de suas criações mais apreciadas.

As imagens ilustram cada canto do poema épico de Dante, percorrendo sua viagem imaginária, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado por sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

Chico Albuquerque

Nascido há 100 anos (25 de abril de 1917) e falecido há 16 (26 de dezembro de 2000), “Seu Chico” como era chamado por tantos amigos, colegas e admiradores de sua obra, foi o precursor da fotografia na publicidade no Brasil e fez escola com sua arte que foi, é e será sempre uma grande referência.

Muitas fotografias serão expostas pela primeira vez no Ceará. Elas são parte do acervo de cerca de 75 mil imagens produzidas pelo fotógrafo cearense em São Paulo entre 1947 e 1975, que está preservado na Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles por meio de convênio com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Esse material foi digitalizado no IMS, que fez, em seguida, um minucioso trabalho de recuperação das imagens, boa parte delas bastante degradadas.

Serviço:

Exposição Dalí: A Divina Comédia – Abertura no dia 25 de abril, às 19h, na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). A exposição fica em cartaz até o dia 02 de julho de 2017. Horários: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h. Entrada Gratuita. Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos. Serviço de manobrista gratuito no dia da abertura. Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770.

Exposição “O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos” – Abertura no dia 25 de abril, às 19h, no MAC-CE do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição fica em cartaz até o dia 02 de julho de 2017. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Informações: (85)3488.8624.

cnews

Compartilhe

Deixe um comentário