Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Serviços essenciais e unidades de saúde abrem normalmente nos feriados antecipados em Fortaleza

0

Serviços essenciais, como supermercados e farmácias, além de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionarão durante os dois feriados adiantados em Fortaleza, nestas quarta (27) e quinta-feiras (28). Além do comércio, postos de combustíveis mantêm horário normal de abertura no interior e na capital.

Assim como feito na cidade de São Paulo, Fortaleza mudou a data dos feriados de Corpus Christi e Nossa Senhora da Assunção para diminuir a circulação de pessoas e tentar conter a pandemia de Covid-19 na cidade.

Os feriados na capital cearense aconteceriam nos dias 11 de junho e 15 de agosto, respectivamente. Na tarde desta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Fortaleza autorizou a Prefeitura a adiantar ambos os feriados.

Por causa do isolamento social rígido na capital, iniciada no último dia 8 de maio, diversos setores já estão fechados ou com funcionamento diferenciado na cidade.

Confira o que deve funcionar:

Supermercados e farmácias

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados, o comércio funcionará em horário normal. O secretário executivo da Associação, Antônio Sales, reforça que as unidades devem manter as medidas sanitárias durante a pandemia. “Orientamos que somente uma pessoa de cada família entre nos ambientes e que estejam protegidas com máscara”.

As farmácias também devem permanecer em funcionamento. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Estado do Ceará (Sincofarma), como as lojas são de caráter essencial, não haverá nenhuma mudança.

Bancos e lotéricas

As agências bancárias e lotéricas funcionam durante os dois dias feriados.

Postos de combustível

Os postos de combustível continuam abertos, em horário tradicional: as unidades de Fortaleza seguem abrindo das 7h às 19h e as lojas em estradas e rodovias funcionam 24h.

Serviços de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) confirmou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob gestão municipal mantém horário normal.

Escolas (aulas virtuais)

Na rede pública de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) informou que não haverá aulas online para os alunos de escolas estaduais, em Fortaleza. Os demais municípios devem seguir as atividades normalmente.

Votação do projeto

O texto foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal, na segunda-feira (25), e aprovado em regime de urgência, durante sessão virtual.

Votaram contra o projeto de lei os vereadores Jorge Pinheiro (PSDB), Plácido Filho (PSDB), Priscila Costa (PSC), Sargento Reginauro (Pros), Julierme Sena (Pros) e Dummar Ribeiro (PL).

Na proposta, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), afirma que o objetivo da antecipação dos feriados é aumentar a adesão ao isolamento social.

“É notório que em finais de semana, especialmente aos domingos, a tendência de aumento da taxa de isolamento seja maior, o que também se repete nos feriados. Desse modo, ao antecipar ditos feriados espera-se atingir índices maiores de isolamento”.

Vereadores que votaram contra a antecipação dos feriados em Fortaleza justificaram que eventos religiosos, como a Caminhada com Maria, que ocorre no feriado de Nossa Senhora de Assunção, dia 15 de agosto , serão prejudicados, assim como as atividades econômicas.

Casos de coronavírus no Ceará
Casos confirmadosMortes confirmadas15/0318/0321/0324/0327/0330/0302/0405/0408/0411/0414/0417/0420/0423/0426/0429/0402/0505/0508/0511/0514/0517/0520/0523/05010k20k30k40k

09/04
● Casos confirmados: 1.445
Fonte: Sesa

Prorrogação do ‘lockdown’ até fim de maio

O governador do Ceará Camilo Santana prorrogou o decreto de isolamento social no Ceará até dia 31 de maio, com manutenção do lockdown na capital. O anúncio foi feito em conjunto com o prefeito Roberto Cláudio na noite de quarta-feira (20), por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Esta é a quinta vez que o governo estende o prazo do decreto desde o início da pandemia no estado, em março.

No dia 5 de maio, Camilo havia prorrogado o decreto pela quarta vez, com medidas mais rígidas de isolamento para a capital Fortaleza, que entrou em “lockdown”, com barreiras e blitze no trânsito.

Mais de 2 mil denúncias durante lockdown em Fortaleza

Mais de 2 mil denúncias durante lockdown em Fortaleza

Compartilhe

Deixe um comentário