Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Shopping de Fortaleza instala cabines para desinfecção de compras

0

Cabines que usam lâmpadas germicidas com ultravioleta-C para desinfecção de compras foram instaladas no Shopping Iguatemi, em Fortaleza.

A cabine, desenvolvida pela Esmaltec a pedido do shopping, conta com a estrutura de uma central de bebidas, mas sem a parte refrigeradora. Dentro dela, várias lâmpadas ultravioleta-C, com um comprimento de onda de 254 nanômetros, possuem a capacidade de matar bactérias e vírus, portanto, de eliminar o coronavírus das superfícies tocadas pela luz.

O empreendimento conta com dois pontos de desinfecção das compras e deve receber, ao todo, 20 cabines, que devem ser espalhadas pelo centro de compras. A utilização é gratuita.

O médico Mateus Pitombeira precisou fazer algumas compras no shopping. Ciente da importância da higiene no combate ao coronavírus, ele avaliou a iniciativa como positiva. “Eu acho extremamente importante porque você vai estar levando para casa algo mais seguro”, pontua.

Cristiane Magalhães também é profissional de saúde e aprovou a ferramenta. Mesmo passando pelo shopping com pressa, não deixou de parar em um dos pontos para higienizar as compras. “Achei muito bom. E se tiver em todo canto, melhor ainda. Já tinha vindo ao shopping e tinha usado uma vez”, diz.

Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Fortaleza, pontua que a proposta é tornar a ida ao shopping mais segura. “Nós já estávamos utilizando essas lâmpadas na escada rolante. Nós entendemos que seria possível utilizar também na sacola do cliente”, diz.

Por enquanto as cabines estão localizadas em dois pontos: próximo ao restaurante Engenho Dedé e próximo à loja Mr. Cat. Os pontos contam com instrutores orientando sobre o uso. O cliente deve colocar as compras na cabine e fechar a porta. Luzes na parte de baixo ficarão acesas e quando elas apagarem, a desinfecção estará completa. O processo dura um minuto.

Tecnologia

O diretor de engenharia da Esmaltec, Carlos Eduardo Sales, detalha que as lâmpadas são de fabricação russa e distribuídas por laboratórios no Brasil. “Nós montamos um projeto e recorremos a esses laboratórios. Fizemos o revestimento interno da cabine todo em aço inoxidável para que houvesse maior espectro de distribuição dessa luminosidade em todas as superfícies das sacolas que os clientes colocam dentro da cabine”, explica.

Compartilhe

Deixe um comentário