Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Shoppings e salões de beleza têm horário ampliado em Fortaleza com novo decreto

0

O novo decreto estadual de prorrogação do isolamento editado neste sábado (1°) permite a ampliação do horário de funcionamento de shopping centers e salões de beleza em Fortaleza. Os shoppings podem abrir de meio-dia às 22h – antes iam até 20h – e os salões ganharam mais quatro horas de atendimento, até 20h. As medidas passam a valer na segunda-feira (3).

As atividades não essenciais são retomadas no Ceará conforme um plano, que prevê um ciclo de transição e mais quatro fases, cada uma durando, pelo menos, 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano dependendo do cenário da doença. Desde o dia 20 de julho, Fortaleza está na quarta e última fase do plano de retomada da economia.

Aulas

O governador do Ceará Camilo Santana anunciou no fim da manhã deste sábado (1º) que as aulas presenciais escolas e universidades, públicas e privadas, podem voltar em setembro, se os indicadores epidemiológicos permanecerem favoráveis e ainda com a oferta das aulas virtuais. Bares e cinemas não têm previsão de retorno, segundo o governador.

“Esse setor [ensino]também estará opcional. Mantendo a garantia de que os pais e alunos terão a garantia da continuidade do atendimento remoto por conta das unidades escolares e universitárias. Esse é um processo de importante discussão. Vamos manter o mês de agosto aprofundando essa discussão com o comitê e os cientistas”, disse o governador.

Transporte de frete e turismo

Com as novas mudanças, também passam a ser autorizadas operações dos ônibus e veículos de fretamento e turismos com a capacidade total. Para o funcionamento, devem ser observados os protocolos gerais e setoriais de medidas sanitárias previstas para a atividade, conforme estabelece o decreto.

Como fica o plano de retomada por região a partir se segunda:

  • Fortaleza segue na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento)
  • Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 4;
  • Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam na fase 2;
  • Macrorregião Norte segue para a fase 2;
  • Macrorregião do Cariri segue para a fase 1;
Governo prevê início das aulas presenciais só em setembro

Governo prevê início das aulas presenciais só em setembro

Relembre a evolução do avanço das fases em Fortaleza

  • Em Fortaleza, a chamada fase de transição, com duração de sete dias, teve início dia 1º de junho com a abertura de shoppings em horário reduzido.
  • Na fase 1, os centros de compras puderam funcionar com 50% da capacidade.
  • Na fase 2, restaurantes puderam abrir de 9h às 16h.
  • Na terceira etapa, os shoppings puderam funcionar com 100% da capacidade e as atividades físicas individuais liberadas em calçadões e praças.
  • Barracas de praia e partidas de futebol voltaram na segunda semana da 3ª etapa, em 13 de julho.
  • A quarta etapa teve início dia 20 julho com Fortaleza abrindo restaurantes até as 23h e permitindo atividades religiosas com 100% do público.
  • Na segunda semana da fase 4, iniciada dia 27 de julho academias foram autorizadas a voltar com 30% da capacidade e as barracas de praia com horário ampliado até 23h.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário