Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Sine passa por dificuldades financeiras e limita serviços para o trabalhador no CE

0

Por G1 CE

Agência do Sine limita serviços por falta de dinheiro no Ceará

Agência do Sine limita serviços por falta de dinheiro no Ceará

O Sine/Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT) passa por dificuldades financeiras e limita os serviços ao trabalhador no Ceará. O órgão, vinculado ao Ministério do Trabalho, faz a ponte entre a mão de obra disponível e as empresas. Mas, esta intermediação está sendo prejudicada por falta de verba.

Os carros do Sine estão parados sem combustível e manutenção. Com isso, não há como visitar as empresas à procura de vagas para os candidatos. Até o aluguel dos imóveis, contas de luz, água e telefone estão em atraso.

O problema aumenta a dificuldade dos trabalhadores que visitam os Sines em Fortaleza em conseguir vagas. “Várias empresas. Eu deixei mais de 30 currículos aqui e nada. Não consegui nada”, reclama o motorista Hélio Souza.

De acordo com o Sine, a falta de telefone, por exemplo, prejudica diretamente os trabalhadores. É por meio de ligações que eles são chamados pra participar de seleção de emprego nas empresas e muitos perdem esta oportunidade porque não chegam a ser contatados.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, que gerencia o Sine no Estado, informou que o problema é uma dívida no repasse do Governo Federal que já dura um ano.

“Nós estamos esperando a contrapartida de quatro milhões e meio, que é da terceira etapa, do Ministério do Trabalho para que nós não possamos ter nenhum prejuízo do atendimento ao trabalhador. É importante que o governo federal possa também estar cumprindo essas obrigações”, afirmou o secretário de trabalho e desenvolvimento social do Estado, Josbertini Clementino.

Os carros do Sine do Ceará estão parados sem combustível e manutenção.  (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares) Os carros do Sine do Ceará estão parados sem combustível e manutenção.  (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Os carros do Sine do Ceará estão parados sem combustível e manutenção. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Compartilhe

Deixe um comentário