Um novo sistema para comunicar ocorrências auxiliou a polícia a recuperar 660 veículos roubados em pouco mais de 40 dias no Ceará. Com o serviço ‘S25 Provisório’, as vítimas de roubos podem se comunicar com Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e ter o veículo inserido por 72 horas nos sistema da coordenadoria e do Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Implementado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o sistema já recebeu mais de 2,1 mil registros com queixas de roubo e furto. O serviço agilizou o atendimento das ocorrências, já que com apenas uma ligação para o 190 as vítimas têm os dados inseridos nos sistemas de segurança. Anteriormente, dados de automóveis roubados só eram inseridos após o registro do boletim de ocorrência (BO).
A parceria com a PRF possibilitou que a SSPDS passasse a utilizar um sistema inteligente de leitura de placas, que é o Alerta Brasil. Desde o início do processo em 15 de julho, a taxa de recuperação de veículos subiu de 47,9% para 57,1% em Fortaleza, conforme a SSPDS. O crescimento é de cerca de 19,1% na taxa.
Em um dos casos, a Polícia Militar recuperou um carro, modelo Corsa, cerca de 16 minutos depois do assalto nesta segunda-feira (25), no Bairro Messejana.
“Nós percebemos uma boa aceitação das pessoas, que acionam o sistema”, avaliou o coronel da PM Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops.
Prisões
O S25 Provisório também ajudou na prisão de envolvidos nos crimes de roubos, furtos ou receptações dos automóveis. Em uma das ações, o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) prendeu duas pessoas com um veículo roubado no domingo (24), no Bairro Farias Brito.
O automóvel roubado foi avistado e ao condutor foi dada voz de parada. O motorista preso possuía mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, além de responder a outros procedimentos pelos mesmos crimes. O outro suspeito tinha um mandado em aberto por homicídio, além de responder por roubo de veículo e feminicídio (qualificadora do homicídio).
G1