Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Sol ganha ‘gorro de Papai Noel’ na véspera de Natal no Ceará

0

Fenômeno halo solar ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros.

Moradores de Fortaleza, da Região Metropolitana e de cidades do interior do Ceará foram surpreendidos com um “gorro de Papai Noel” ao redor do sol na manhã desta sexta-feira (24), véspera de Natal.

O fenômeno chamou a atenção e foi registrado por populares com fotos e vídeos. Além da capital, a registro do fenômeno em Caucaia, Maranguape, Mucambo, Aquiraz e Eusébio.

LEIA TAMBÉM:

Fenômeno registrado por uma moradora do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Fenômeno registrado por uma moradora do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Entre os curiosos que ficaram surpresos com o círculo ao redor do sol que lembra um arco-íris, está Paulo França, morador do Cauípe, em Caucaia, na Grande Fortaleza, que observou o fenômeno pela primeira vez. “Nunca tinha visto e estou achando estranho. É uma coisa esquisita e está todo mundo aqui abismado”, afirma Paulo.

Idelmar Castro também nunca tinha observado. “Nunca tinha visto algo parecido. Achei legal”, disse o morador de Maranguape.

Para Augusto Lima, do Bairro Messejana, em Fortaleza, a aparição do círculo ao redor sol nesta sexta-feira tem uma simbologia especial. Ele fez um vídeo do fenômeno.

“Achei impressionante, é uma das maravilhas que Deus nos apresenta para nos mostrar seu poder. Para mim, foi um presente, principalmente pela data de hoje, dia do aniversário mais importante da história da humanidade”, afirma Augusto.

Halo solar

Halo solar registrado no Bairro Passaré, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Halo solar registrado no Bairro Passaré, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o fenômeno óptico, conhecido como halo solar, é comum, mas muitas das vezes não pode ser visto devido à claridade do dia.

Ele ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros. À medida que a luz bate, forma-se o colorido.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário