Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Tasso: monopólio e ineficiência das empresas estaduais para gerir o saneamento

0

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O senador Tasso Jereissati, relator do novo marco do saneamento básico no Brasil, fez uma radiografia do segmento. Em entrevista à UOL, o parlamentar destacou que o antigo marco de 30 anos atrás conferiu às companhias estaduais um monopólio.

“Começou praticamente um monopólio das companhias estaduais e como acontece sempre, essas empresas estaduais foram se tornando gigantescas, ineficientes, e profundamente corporativas.  Depois, tiveram força política e passaram a ter um poder enorme nos governos”, disparou o parlamentar.

“Dessa maneira, também viraram fonte de poder nos governos, onde boa parte na época (há 30 anos) eram clientelistas”, completou.

Tasso também falou da questão da ineficiência financeira, o que acabava obrigando o próprio Estado a fazer os aportes para algumas obras.  “As companhias ineficientes não geram lucro. Não há sobra de caixa para investir, não tinham capacidade de alavancagem e capacidade de tomar financiamentos. As obras tinham que ser feitas pelo Estado. E nem sempre eram obras prioritárias”, finalizou.

Compartilhe

Deixe um comentário