Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Terceira etapa da vacinação contra a gripe segue até dia 5 de junho; mais de 10 mil pessoas já foram vacinadas em casa

0

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua a vacinação contra a gripe até o próximo dia 5 de junho de 2020. Mais de 10 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em casa, em São Gonçalo do Amarante.

Até o final da tarde desta quinta-feira, 21 de maio de 2020, 10.326 pessoas foram imunizadas em domicílio, durante as três etapas da Campanha de Vacinação Contra a Influenza.

Já receberam as doses da vacina: 5.603 idosos, 1141 profissionais da área da saúde, cerca de 1.947 pessoas com doenças crônicas, 128 gestantes,  999 crianças, 169 profissionais da segurança, 59 pessoas com deficiência, 16 puérperas, 93 pessoas com idade de 55 a 59 anos, 121 professores, além de 30 caminhoneiros e 20 profissionais do transporte alternativo.

A vacina contra a gripe, além de imunizar contra o vírus da Influenza, ajuda indiretamente no enfrentamento à Covid-19, pois, ao impedir o vírus influenza, a vacina impede a infecção dupla de outras gripes do tipo, além de auxiliar no diagnóstico e diferenciar os tipos de gripe e o coronavírus.

Desde a primeira fase da campanha, em 23 de março 2020, o Prefeito Cláudio Pinho orientou a Secretaria Municipal de Saúde que a vacinação contra a gripe deve ser feita em casa, com o objetivo de dispersar as aglomerações e, consequentemente, o risco de infecção da Covid-19.

De acordo com Josiane Costa, responsável pelo setor de imunização de São Gonçalo do Amarante, é importante que todos tomem a vacina. “Quanto mais pessoas vacinadas, menor o número de pessoas no hospital por causa da gripe. E isso ajuda o sistema público a reservar os leitos para a demanda de internações decorrentes do coronavírus”, explicou.

Josiane ressalta ainda a importância da vacinação. “Quem ainda não foi vacinado contra a gripe nas fases anteriores da campanha de vacinação, deve procurar o Agente Comunitário de Saúde da área para ser vacinado. A vacinação contra a gripe está sendo realizada em domicílio e pode ser solicitada pelos agentes”, finaliza.

 

Compartilhe

Deixe um comentário