Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Território Criativo: feira reuniu 30 expositores no festival

0

Na noite de sábado (21/09), os membros da Rede de Cooperação do Território Empreendedor participaram do Além da Rua com uma feira na praça da Igreja, próximo à praia. Cerca de 30 pessoas participaram com artesanatos; pinturas em tela; acessórios e confecções infantis; serviços de Psicologia e de uma agência de viagens; doces e salgados; cosméticos; artigos feitos a partir de materiais recicláveis, entre outros.

A Fernanda Cavalcante, de 30 anos, estudante de Pedagogia, foi uma das expositoras na feira. Ela participa das ações do Território Empreendedor desde 2017, quando vendia pastéis na rua e em casa. “As capacitações e o acompanhamento bem de perto que recebemos me ajudaram a reinventar a minha marca – a Nanda Doces e Salgados, enfatizando os bolos e sobremesas, e está dando certo! Já ouvi uma colega dizer que o Território é uma faculdade que ela não teve oportunidade de fazer, e eu acredito nisso. Esse projeto veio nos fortalecer, capacitar e unir”, compartilhou. Para ela, estar no Além da Rua foi uma oportunidade de aplicar as lições aprendidas e de inovar no modo de apresentar seus produtos.

Para Karoline Paiva, de 34 anos, esposa e mãe de três filhos, a feira foi “uma vitrine maravilhosa. É muito bom quando se tem essas oportunidades e ter quem acredite em você”. Ela participa há dois anos do Território Empreendedor e hoje possui uma loja online, a Lorac Sex Shop. “Eu vendia lingerie, mas queria algo inovador. Sem o Território Empreendedor eu já teria desistido faz tempo, porque eu moro em uma localidade muito pequena e eu ficaria limitada. A rede me abriu novos horizontes”, conta. Já Hércules Arizon, do projeto Artesão Gonçalo, define a feira como “um empurraozão, que trará um grande retorno e visibilidade”. Ele conta que “as pessoas passam e já perguntam como participar, e os comerciantes da região também comentaram, elogiando o formato da feira”.

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está realizado várias ações com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. O programa Território Empreendedor contribui com esse propósito ao levar capacitações e ferramentas para que os moradores da área consigam oferecer produtos de qualidade e em um modelo que fortaleça a economia circular, conforme explicou a gerente de Relações com Comunidades da CSP, Cristiane Peres. “Estamos instalados aqui e a gente quer crescer junto com a localidade onde estamos inseridos. O Além da Rua consegue alcançar esse objetivo no momento em que ele traz esse resgate cultural e contribui com essa vivência e troca de experiências em comunidade. As feirinhas estão se multiplicando na região como forma de geração de renda, e esta que está acontecendo aqui também acontecerá em outros locais pra contribuir com essa geração de emprego e renda para quem é da comunidade”, afirmou a gestora.

 

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário