Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Teste da linguinha evita desmame precoce de bebês em hospital de Fortaleza

0

O exame foi feito junto à cama da mãe no dia seguinte, após o nascimento. Henry Lourenzo respondeu bem aos estímulos da fonoaudióloga, que constatou não haver nenhum problema relacionado ao frênulo da língua, ou seja, o freio da língua.

O procedimento é mais conhecido como teste da linguinha, ou ainda Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, e tem o objetivo de detectar as possíveis alterações no mecanismo anatômico da boca. No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública todo bebê que nasce passa pelo teste e, os que apresentam alguma alteração, são encaminhados para o acompanhamento no ambulatório e soltura do frênulo.

“O teste é muito importante para o nosso filho, porque a gente já sai do hospital sem preocupação, sai mais segura”, afirma Kilvia de Lucena Bezerra, mãe de Lourenzo. O resultado não podia ser melhor. Após o primeiro exame, Henry, do município de Morada Nova, nascido de parto normal, com 34 semanas, está mamando bem, pois começou a pegar a mama de maneira correta.

Para o teste, é realizada uma triagem em todos os bebês nascidos no César Cals e permanecem no Alojamento Conjunto, ao lado da mãe, e não apresentam alterações craniofaciais. Os que ficam na Unidade Neonatal são avaliados posteriormente, à medida que vão se desenvolvendo e apresentam condições de emitir as respostas orais necessárias para a realização do exame.

O procedimento pode ser feito no hospital César Cals (FOTO: Divulgação)

O teste da linguinha, que deve ser feito a partir de 24 horas após o nascimento da criança, está diretamente voltado para evitar, primeiramente, o desmame precoce do bebê. Além disso, com a verificação da alteração do frênulo, é possível detectar se haverá prejuízos na sucção e deglutição, o que ocasiona o desmame precoce e o bebê para de mamar.

A fonoaudióloga explica que, no “primeiro momento, é realizado o exame clínico, que testa a parte anatomofuncional, na qual é avaliada toda a cavidade oral do recém-nascido. Em seguida é feita a sucção não nutritiva, com dedo enluvado, que consiste no teste para saber como está a sucção da criança. Logo após, é feita a sucção nutritiva, ou seja, a criança mamando no peito da mãe.

É nessa etapa que são identificadas as possíveis dificuldades. Com isso, as mães recebem orientações quanto à forma correta de amamentar, coordenação de sucção, deglutição e respiração.

Se os resultados forem favoráveis, é dada a alta do bebê. Caso contrário, eles são encaminhados para uma avaliação mais específica. Conforme o resultado, de acordo com o somatório dos pontos definidos no protocolo, o bebê é encaminhado para realizar a soltura do frênulo, que é feito por um médico ou odontopediatra.

​Neste caso, os pais não precisam se preocupar. O Hospital César Cals tem parceira com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), também da Secretaria da Saúde do Ceará, que realizam o procedimento de soltura, pequena incisão feita abaixo da língua. Só então a mãe e o bebê retornam ao ambulatório do HGCC, após oito dias, para uma nova avaliação e posterior alta.

Se algum problema persistir, assim como as queixas sobre a irritabilidade, respiração e amamentação, a mãe é orientada, conforme cada caso, para o acompanhamento específico.

Tribuna do Ceará

Compartilhe

Deixe um comentário