Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Toyota mantém estudos para instalação de centro de distribuição de peças no Pecém

0

“A empresa continua com esforços para aprimorar e finalizar os estudos de viabilidade econômica para se instalarem no Pecém”, revelou Maia Júnior

Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Toyota segue mantendo os estudos para a instalação de centro de distribuição de peças no Ceará. A informação foi confirmada pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet), Maia Júnior. O gestor se reuniu nesta segunda-feira, 25, com executivos da fabricante japonesa. A reunião ocorreu de forma virtual.

“A empresa continua com esforços para aprimorar e finalizar os estudos de viabilidade econômica para se instalarem no Pecém”, revelou.

Maia complementou informando que o Ceará, para viabilizar o negócio, deverá rever posições com relação aos tributos, rotas de exportação do Porto do Pecém pelo canal do Panamá e a possibilidade de atrair outras empresas da cadeia produtiva.

Vale lembrar que em 2019, o Governo do Estado e a Toyota assinaram um protocolo de entendimento para implantar o CD de peças. Também foi criado um grupo de trabalho para discutir os negócios. O Ceará entraria como parceiro estratégico, não somente distribuindo para o Brasil , mas também escoando as unidades fabricadas para América Latina via Porto do Pecém.

Interesse na Troller

A fábrica da Troller em Horizonte, a qual a Ford já avisou que irá encerrar as atividades no 4º trimestre de 2021, já possui interessados. Ao todo, são três investidores. As informação foi confirmada pela Sedet. A nacionalidade não foi divulgada.

Nesta quarta-feira, 20, um grupo de trabalho formado pelo Governo do Estado, Ministério da Economia (Governo Federal), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) se reuniu para tratar das ações para conservar a unidade fabril no município cearense. E a alternativa mais vantajosa é obter um parceiro para assumir o empreendimento, seja com outra operação de veículos ou com a própria Troller – a Ford já divulgou comunicado informando sua intenção de se desfazer do negócio.

Compartilhe

Deixe um comentário