Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Transtorno bipolar ainda é confundido com depressão; saiba como diferenciar

0

Apesar de atingir 30 milhões de pessoas no mundo e cerca de 80 mil no Ceará, o transtorno bipolar ainda é uma doença desconhecida da maioria da população. Ainda é muito comum confundi-la com a depressão, tamanho o número de sintomas comuns a ambas.

Mas as diferenças existem e um diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença. O psiquiatra Thiago Holanda explicou à Rádio Tribuna Bandnews alguns dos principais sintomas da doença. Por um lado, os pacientes têm uma fase depressiva, que acarreta em mudanças no apatite, no sono, peso, interesse sexual, concentração e e memória.

Mas, diferente da depressão, no transtorno bipolar existe uma fase eufórica. Não se trata, porém, de uma pessoa que muda de humor repentinamente, “da lua”, como comumente chamado. É alguém que apresenta os chamados episódios maníacos.

“Aumento da velocidade no pensamento, do interesse por atividades que não tinha antes, muitas vezes, desinibição, pressão por falar, fica mais tagarela, gastando mais dinheiro, com ideias de grandeza ou até com um discurso confuso, diferente do normal daquela pessoa”, elenca o psiquiatra.

Medicação, aliada à prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, deixam o paciente praticamente sem sintomas, com uma vida normal.

Tribuna do Ceará

Compartilhe

Deixe um comentário