Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

‘Três anos sem denúncia contra o nosso governo’, diz Bolsonaro

0

Declaração foi feita em vídeo exibido nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia, organizada pelo presidente Joe Biden

Em vídeo exibido nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia, evento organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), defendeu a democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades individuais. O presidente afirmou também que o governo “completou três anos sem uma denúncia sequer, ao contrário do que ocorria em anos anteriores”.

“Esta é uma oportunidade de renovar no mais alto nível o nosso compromisso em comum com a defesa da democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades individuais”, disse.

Bolsonaro informou que a Constituição Federal estabeleceu a dignidade humana e a democracia como princípios fundamentais e que ele tem trabalhado para uma “cultura do diálogo, liberdade e de inclusão social”. Além disso, o presidente defendeu que está empenhado em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet. 

VEJA TAMBÉM

 No vídeo gravado, o chefe do Executivo contou que valoriza “o direito de todos expressarem suas opiniões e de serem ouvidos”. “Reafirmo nossa determinação de proteger e respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os brasileiros, independentemente da origem, raça, sexo, cor, idade, religião, sem qualquer forma de discriminação”, complementou.

O presidente afirmou ainda que a luta contra a corrupção constitui prioridade permanente, “tanto é que estamos completando três anos sem uma denúncia sequer contra o nosso governo, ao contrário do que ocorria em anos anteriores”, e disse que os países podem contar com o Brasil para contribuir para o fortalecimento da democracia no mundo.

Leia, abaixo, o discurso de Bolsonaro:

“Cumprimento o presidente Biden pela iniciativa de organizar a cúpula. Esta é uma oportunidade de renovar no mais alto nível o nosso compromisso em comum com a defesa da democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades individuais.

No Brasil, nossa Constituição Federal estabelece a dignidade humana e a democracia como princípios fundamentais da República. Temos trabalhado com determinação para forjar uma cultura do diálogo, liberdade e de inclusão social. Estamos empenhados em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável.

Valorizamos o direito de todos expressarem suas opiniões e de serem ouvidos. Nos últimos anos, trabalhamos com afinco na promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil. Reafirmo nossa determinação de proteger e respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os brasileiros, independentemente da origem, raça, sexo, cor, idade, religião, sem qualquer forma de discriminação.

A proteção dos direitos humanos é valor inerente ao governo brasileiro e orientador de todas nossas políticas públicas e programas sociais. A criação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é resultado desse compromisso.

A luta contra a corrupção também constitui prioridade permanente, tanto é que estamos completando três anos sem uma denúncia sequer contra o nosso governo, ao contrário do que ocorria em anos anteriores.

Adotamos o mais ambicioso e abrangente plano anticorrupção da história desse país e estamos construindo e fortalecendo mecanismos para prevenir, detectar e punir atos de fraudes, corrupção e comportamento antiético.

Reitero nosso compromisso de continuar promovendo uma administração pública transparente e responsável, mediante políticas transversais de integridade pública. Contem com o Brasil para contribuir para o fortalecimento da democracia no mundo.”

LEIA TAMBÉM

Cúpula pela Democracia

A cúpula, em formato virtual em decorrência da pandemia de Covid-19, teve início na última quinta-feira (9) com representantes de mais de cem países. Em seu discurso de abertura, Biden defendeu a liberdade de imprensa. “As democracias não são todas iguais (…) mas temos que nos levantar em defesa dos valores que nos unem: Justiça, Estado de Direito, liberdade de expressão e liberdade de imprensa”, afirmou.

O presidente dos EUA anunciou um fundo de proteção ao jornalismo investigativo em todo o mundo e apontou ainda que é preciso inserir mais mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+ na política. Biden afirmou que no ano que vem lançará um projeto de 224 milhões de dólares para apoiar governos transparentes e responsáveis e para dar suporte à mídia.

Durante dois dias, além de representantes dos países convidados, a cúpula reunirá  ONGs, empresas, organizações filantrópicas e legislaturas. Biden ressaltou que o objetivo não é “afirmar que nossas democracias são perfeitas ou que temos todas as respostas, mas reafirmar nosso compromisso para tornar nossas democracias melhores.”

Bolsonaro foi convidado para participar do encontro. Na América Latina e no Caribe, foram excluídos os governos de oito países: Nicarágua, Cuba, Bolívia, El Salvador, Honduras, Guatemala, Haiti e Venezuela.

R7

Compartilhe

Deixe um comentário