Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

TUDO SOBRE ‘A DONA DO PEDAÇO’

0

Estreia: 20 de maio de 2019
Autores: Walcyr Carrasco, com a colaboração de Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Vinicius Vianna
Direção: Amora Mautner (artística) e Luciano Sabino (geral)

ENTENDA A TRAMA:
Nascida em uma família humilde na cidade fictícia de Rio Vermelho, no interior do Espírito Santo, Maria da Paz (Juliana Paes), se apaixona por Amadeu (Marcos Palmeira), advogado formado em Vitória e membro da família Matheus, rival da família Ramirez.

LEIA MAIS: A Dona do Pedaço reunirá fortes papéis femininos, diz autor

Uma tragédia no dia do casamento os afasta, fazendo com que um passe a acreditar que o outro morreu. A história contemporânea de amor com elementos de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Juliana Paes e Marcos Palmeira formam par romântico em A Dona do Pedaço, nova novela das 9 (Foto: João Miguel Junior/TV Globo)

Com passagem de tempo de cerca de duas décadas, a novela se desenvolve, em dias atuais, em São Paulo, onde Maria da Paz construiu fortuna com os bolos que aprendeu a fazer ainda criança, tornando-se uma bem-sucedida empresária no ramo da confeitaria.

Mãe de Josiane (Agatha Moreira), uma jovem com caráter duvidoso, Maria ainda terá que enfrentar as armações da filha que teve da relação com Amadeu, sem imaginar que, na verdade, ela a despreza e só pensa em poder e dinheiro.

Agatha Moreira interpretará Jô, uma jovem que sonha virar influenciadora digital (Foto: João Miguel Junior/TV Globo)

Enquanto a viagem de Maria acontece, a família Matheus decide se vingar dos Ramirez atentando contra a vida das crianças Fabiana (Maria Clara Baldon/Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/Paolla Oliveira), sobrinhas de Maria e filhas de Zenaide (Maeve Jinkings). Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) determina que Vicente (Álamo Facó) dê um fim nas meninas, mas, ao ficar diante delas, ele recua. Fabiana, a primeira a ser raptada, é deixada em um convento distante da cidade e Virgínia é separada da mãe, em Vitória, quando tentam fugir juntas para São Paulo. A garota fica perdida pelas ruas e é encontrada por Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale).

O casal não tem filhos porque Beatriz é estéril, mas quando se depara com a menina fica encantado e decide adotá-la. Ao longo do processo, eles não conseguem informações sobre o seu passado e a única referência que as duas irmãs carregam da família é um amuleto oferecido de presente pela bisavó Dulce (Fernanda Montenegro) no aniversário delas.

Fernanda Montenegro interpreta Dulce em A Dona do Pedaço (Foto: João Miguel Junior/TV Globo)

Após uma passagem de tempo, Fabiana, ainda no convento, pede autorização da madre para assistir à TV. Coincidentemente, nessa hora, Virgínia aparece em um programa de TV usando o amuleto idêntico ao dela. Fabiana decide, então, se mudar para São Paulo, para se aproximar da irmã, que, depois de ter sido adotada e criada por Otávio e Beatriz, tornou-se uma das influenciadoras digitais mais famosas do país. A aproximação não é motivada por uma inocente saudade, e sim por um misto de inveja e rancor.

BASTIDORES  

As gravações da novela começaram em locações no Rio Grande do Sul, mais exatamente nas cidades de Jaguarão, Nova Esperança do Sul e São Gabriel, onde a equipe e o elenco passaram cerca de 30 dias. Lá foram gravadas as principais cenas dos sítios dos Ramirez e dos Matheus, alguns conflitos entre as famílias, os primeiros encontros de Maria da Paz e Amadeu e parte do casamento, onde acontece a tragédia.

No Rio Grande do Sul, a equipe concentrou esforços em três universos: as duas fazendas das famílias e a igreja. A opção de gravar no Sul foi feita por apresentar um cenário sem relevo, um horizonte linear e céu absoluto para contar a história dessas duas famílias que vivem isoladas, na cidade fictícia de Rio Vermelho.

Duas cidades cenográficas foram erguidas nos Estúdios da Globo e vão reproduzir os tradicionais bairros paulistanos do Bixiga e dos Jardins. Por lá, ficam as fachadas das casas de Antero (Ary Fontoura), Marlene (Suely Franco) e Dorotéia (Rosi Campos), além de shopping, academia, restaurantes e da fábrica de bolos, que vai funcionar a pleno vapor. Dentro dela, no mezanino, fica o escritório de Maria da Paz, com uma visão geral de todo o processo de produção de seus bolos. Serão 4600m² só na parte do Bixiga e mais 3800 m² nos Jardins.

Marcos Palmeira, Juliana Paes e a diretora Amora Mautner (Foto: João Miguel Junior/TV Globo)
QUEM
Compartilhe

Deixe um comentário