Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Vacina da Janssen contra Covid-19 vai ser distribuída para todos os municípios do Ceará

0

As prefeituras devem fazer mutirões para aplicar o imunizante, já que o lote vai chegar próximo à data de validade.

A vacina da Janssen contra Covid-19 vai ser distribuída para todos os municípios do Ceará, conforme Sayonara Cidade, vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (9), ela explicou a utilização do imunizante que chega para reforçar a vacinação no estado.

As prefeituras vão fazer mutirões de vacinação para aplicar logo o imunizante, pois o lote vai chegar próximo à data de validade, em 27 de junho. A vice-presidente da CIB informa ainda que o imunizante, que requer a aplicação de apenas uma dose, vai ser utilizado na vacinação da população em geral, sem público específico.

Sayonara explicou que a determinação de enviar doses a todos os municípios cearenses foi tomada pela direção da CIB, a partir de um ad referendum — documento feito de maneira extraordinária e que define uma decisão a partir de consenso, no caso da CIB, entre presidência e vice, Dr. Cabeto (secretário da Saúde do Ceará) e Sayonara Cidade, respectivamente.

“Nós não fizemos extraordinária não. A gente acordou entre todas as partes — tanto o Cosems quanto o estado — que todos os municípios iriam receber. E com isto, a gente fez só um ad referendum, só uma resolução para autorizar”, comenta Sayonara.

De acordo com ela, as vacinas da Janssen chegam na próxima semana, mas ainda não foi confirmada a data específica e nem a quantidade que vem para o Ceará. “A gente já acordou falar com todos os secretários para fazermos mutirão para usar logo todas as doses. Ela é mono dose, é muito fácil de ser aplicada, não tem muita complicação.

Novo lote da Astrazeneca chega ao Ceará

Ceará recebe lote com 151 mil doses da vacina AstraZeneca — Foto: Governo do Estado/Divulgação

Ceará recebe lote com 151 mil doses da vacina AstraZeneca — Foto: Governo do Estado/Divulgação

O estado do Ceará recebeu nesta quarta-feira (9) 151 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A informação foi divulgada nesta quarta pelo governador Camilo Santana (PT) em postagem nas redes sociais. O novo lote de imunizantes é da AstraZeneca.

Este foi o segundo lote recebido pelo estado nesta semana. Na noite desta terça-feira (8) houve a chegada de um novo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech. Foram 97.110 doses, o que torna esta a maior remessa de vacinas da Pfizer recebida no estado até o momento.

O avião com os imunizantes pousou no Aeroporto de Fortaleza por volta das 21h40.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário