Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Vaticano- O menor Estado do mundo

0

O Vaticano é um estado independente dentro da cidade de Roma, onde mora o papa, chefe da Igreja Católica. Tem o tamanho de uma grande praça, mas o passeio pode durar um dia inteiro, por causa das filas nesta época de verão. Fomos de metrô, é claro.

20160724_124219 (2)

Água geladinha à vontade

Aliás, falando em calor, já começo fazendo um parêntese pra mostrar uma das coisas mais incríveis de Roma: as fontes espalhadas por toda a cidade e que trazem uma água potável fresquinha, na verdade geladinha, tudo de bom. Pra gente é estranho, mas pode beber. Encha a garrafinha ou beba direto, todo mundo faz isso.

20160724_132929 (3)

Começamos nosso passeio num dia especialmente quente, do verão já causticante da Itália. Nas filas, sob o sol, pessoas tentando se refrescar com água e sombrinhas disputavam espaço para entrar na Basílica de São Pedro, a maior igreja católica do mundo.

Guarda do Vaticano

20160724_164906

Os famosos guardas suíços são suíços mesmo. O uniforme que eles usam pouco mudou desde o Renascimento,  desde que foram convidados a servir aos papas, no ano de 1506. São conhecidos pela bravura e pela lealdade.

A Pietà

Na basílica, a primeira emoção: ver uma obra-prima de Michelangelo, a famosíssima Pietà, que retrata Nossa Senhora amparando o corpo do filho, Jesus, ao ser retirado da cruz. Repare na expressão de Maria. De cortar o coração.

Nikon Pedro 1396

Basílica de São Pedro

São Pedro, que dá o nome à basílica, é o fundador da igreja católica. Dizem os Evangelhos que Jesus assim o nomeou: “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Portanto, São Pedro é considerado o primeiro papa. A Basílica foi edificada sobre o local onde São Pedro foi crucificado. Diz a Bíblia que o santo pediu para ser colocado na cruz de cabeça para baixo, por não se sentir digno de ser crucificado da mesma forma que Jesus Cristo. Pois, entre as belezas da Basílica, está o famoso baldaquino, esta construção sobre as relíquias de São Pedro, obra do já citado arquiteto e escultor-mór do barroco, Gian Lorenzo Bernini (veja as citações a Bernini aqui).

Nikon Pedro 1405

Algumas marcas no chão da basílica mostram um comparativo entre o tamanho das principais catedrais do mundo, entre elas a nossa Sé de São Paulo.

Nikon Pedro 1409

Está escrito em latim, por isso Sancti Pavli (São Paulo) e Brasilia(Brasil).

Numa área reservada, tivemos o privilégio de participar de uma missa, que estava sendo celebrada dentro da basílica. Os cantos nos trouxeram uma emoção toda especial. Deram um toque mágico às belezas da basílica, que a gente vê pra todo lado. A filmagem ficou meio tosca porque não é um lugar para turistas e eu não podia ficar em pé para não atrapalhar a visão dos outros.

20160724_163031

Museu Vaticano

Num outro dia, voltamos para a visita ao Museu Vaticano. Com convites agendados e comprados pela internet, para evitar as filas enormes, entramos no museu, que é um dos melhores do mundo pra mim.

20160727_131333(0)

As obras principais, como esta estátua de Perseu decapitando a Medusa, são assinaladas como sendo “imperdíveis”.

Eu tenho uma preferida, que é este busto de Antínoo, que pra mim resume a beleza masculina clássica.

20160727_133530

E eu já o admiro há muito tempo, desde que fui ao museu do Vaticano com 19 aninhos…

museu-vaticano

20160727_173136Uma curiosidade: o papa é também o bispo de Roma. Na garagem do Museu Vaticano, há os carros que os papas usavam para circular pela cidade. Um deles foi usado para levar um papa até um bairro de Roma atingido por uma grande inundação. O carro enguiçou e o papa foi cercado pela multidão. Enquanto distribuía bênçãos, recebia os agradecimentos dos moradores da cidade, felizes com a preocupação de seu bispo durante a tragédia.

Espero que tenham gostado, até o próximo post!

por Carla Vilhena
Compartilhe

Deixe um comentário