Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Vereadores de Fortaleza aprovam reajuste de 12,84% para professores da rede municipal

0

Foi aprovado nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Fortaleza, o reajuste de 12,84% para os professores da rede municipal de ensino. A proposta tramitava em regime de urgência. A correção será aplicada apenas a partir de setembro.

O reajuste ao piso nacional do magistério foi concedido pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), após paralisações dos professores, na quinta-feira (6). Houve um acordo, no entanto, de que, até agosto, os docentes receberão o reajuste de 4,31% concedido a todos os servidores.

Em outubro (na data de pagamento referente a setembro), o salário será reajustado em 8,17% para totalizar a correção ao piso do magistério.

A definição da proposta foi mediada por representantes do Poder Legislativo, após reunião entre o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e a Prefeitura de Fortaleza.

A categoria afirma que judicializará o valor retroativo referente aos meses de janeiro a agosto.

“Muitos de nós ajudamos a mediar esse entendimento entre a Prefeitura e a categoria para que não corrêssemos o risco de, em 2020,não termos assegurado o reajuste do piso salarial, mas não devemos esquecer que o correto era que a prefeitura deveria assegurar o reajuste para janeiro”, disse o vereador de oposição Guilherme Sampaio (PT), após a aprovação da proposta.

Relator da matéria na Câmara, o vereador Didi Mangueira (PDT), por sua vez, destacou o consenso obtido após negociações que envolveram o Legislativo. “Essa proposta foi aprovada em assembleia geral dos professores realizada na Câmara Municipal, a partir de uma negociação que envolveu os vereadores, a Prefeitura e a categoria”, destacou.

“Chegamos ao acordo, marcamos a assembleia geral da categoria na Câmara Municipal para colocar essa proposta em discussão e os professores aceitaram. É uma luta deles e a gente fica feliz de ter contribuído para essa negociação”, acrescentou o parlamentar.

Compartilhe

Deixe um comentário