Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Vila Militar da Base Aérea em Fortaleza será demolida para construção de Centro de Segurança do Ceará

0

Parte do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) será construído no terreno onde estão as residências militares da Força Aérea Brasileira (FAB) de Fortaleza, na Avenida Borges de Melo. O local está em processo de demolição depois que a União cedeu o espaço ao Governo do Estado.

O equipamento deve reunir sedes e departamentos ligadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

G1 entrou em contato com a FAB para entender o processo de cessão do espaço, além da realocação das equipes e atividade, e aguarda retorno sobre o assunto. A SSPDS também foi procurada para detalhar a nova logística com a mudança de espaço, mas ainda não respondeu ao questionamento.

O terreno onde ficam as residências possui 27.780,00 m² e foi cedido pelo período de cinco anos, válido até 5 de outubro de 2025, com possibilidade prorrogação até que seja feita doação definitiva. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no início de outubro.

Espaço será revitalizado para integrar equipamento com sedes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Centro de Inteligência após cessão do Governo Federal de uso do terreno. — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Espaço será revitalizado para integrar equipamento com sedes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Centro de Inteligência após cessão do Governo Federal de uso do terreno. — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

No espaço ao lado, entre a Avenida Aguanambi e a Avenida Borges de Melo, serão construídas sedes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do novo Centro Integrado de Inteligência e de um Centro de Convivência, além da interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em funcionamento no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

A gestão das reformas é feita pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), com recursos do Tesouro do Estado, que considera a área como estratégica por estar localizada nas proximidades da Base Aérea de Fortaleza, no terreno onde funciona o Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Aguanambi.

Serviços de urbanização e paisagismo, com a manutenção de zonas verdes, a preservação da vegetação existente hoje no local e de estruturas de acesso e circulação estão no projeto do Centro Integrado de Segurança Pública . Com as mudanças, a gestão espera ter mais eficiência administrativa, operacional e logística, além da redução de custos e facilidade de manutenção das edificações integradas.

Compartilhe

Deixe um comentário