Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Vitral de prédio da Sefaz é entregue após dois meses de restauro

0

O vitral foi feito em 1927 pelo italiano Cesare Formenti e o filho Gastão. — Foto: José Leomar/SVMO vitral foi feito em 1927 pelo italiano Cesare Formenti e o filho Gastão. — Foto: José Leomar/SVM

O vitral foi feito em 1927 pelo italiano Cesare Formenti e o filho Gastão. — Foto: José Leomar/SVM

O vitral do prédio principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), em Fortaleza, foi entregue restaurado na manhã desta quarta-feira (27). A solenidade contou com a presença de alunos da (EAOTPS), responsáveis pelo trabalho.

Feito em parceria entre a Sefaz e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o restauro durou dois meses e envolveu dez alunos da escola.

Confeccionado em 1927 pelo italiano Cesare Formenti e o filho Gastão, o vitral havia passado por processo de restauração em 1997. “Esse trabalho com vitrais é algo complicado porque exige muita delicadeza e uma habilidade técnica muito específica. Então resolvemos fazê-lo por etapas, analisando e diagnosticando, inicialmente. Depois fizemos a retirada desses módulos, que foram todos desmontados porque o chumbo estava oxidado. É um trabalho de quebra-cabeça”, detalha o professor Antônio Vieira, formado como conservador e restaurador e escolhido para comandar o projeto.

A peça, que possui seis metros de altura, teve um mapa de danos registrado e todas as peças comprometidas foram substituídas.

Uma das participantes do trabalho, a aluna Ariana Azevedo, de 36 anos, já mantinha contato com a restauração em madeira. Neste trabalho, diz, ganhou novos conhecimentos a cada etapa. “O ponto crucial disso é estar formando pessoas para a restauração dentro da nossa cidade sem precisar buscá-las em outras regiões para conservar o que é nosso. O privilégio da nossa escola é ter esse espaço e é incrível poder contribuir com essa ação”, destaca.

Ariana foi uma das responsáveis pelo restauro. — Foto: José Leomar/SVMAriana foi uma das responsáveis pelo restauro. — Foto: José Leomar/SVM

Ariana foi uma das responsáveis pelo restauro. — Foto: José Leomar/SVM

Na sessão solene durante a manhã desta quarta, Fabiano Piúba, titular da Secult, e Fernanda Pacobahyba, da Sefaz, também falaram sobre o cuidado com o painel. Para Fernanda, o restauro representa um momento importante tanto para a sociedade cearense como para as duas secretarias. “Eu acredito que somos muito impactados por aquilo que nos rodeia e de fato a ideia foi trazer uma luz nova sob os valores que desejamos semear, aquilo que a Sefaz precisa compartilhar com a sociedade e esse vitral traz essa ideia da transparência”.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário