Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Programa Território Empreendedor/CSP -SEBRAE – Prorrogada as inscrições

0

A intenção do programa é estimular a criação de novos negócios locais e, também, incrementar a competitividade das empresas já instaladas na região. As ações do referido programa foram iniciadas em maio de 2016, com um projeto piloto atendendo potenciais empreendedores e empresários locais.

Com base nas experiências e lições aprendidas de 2016, o Sebrae aplicou dois Estudos Técnicos: o Diagnóstico Territorial e o Mapeamento de Oportunidades de Negócios.

Os referidos estudos serviram para fundamentar um novo modelo para o Programa Território Empreendedor, que está com inscrições abertas até o dia 25 de Dezembro de 2017.

Clique aqui e confira a Chamada Pública

O novo Programa Território Empreendedor está organizado nos seguintes Eixos Estratégicos:

  • Ambiente Favorável aos Pequenos Negócios;
  • Fomento à Cultura Empreendedora;
  • Organização da Rede de Cooperação Pública e Privada;
  • Fortalecimento da Base Produtiva.

Com o propósito de promover o desenvolvimento econômico da região, a articulação destes eixos direcionará a oferta de ações e um conjunto de iniciativas e soluções para o seguinte público alvo:

  • Potenciais Empreendedores: pessoas que ainda não estão envolvidas em um negócio e podem despertar interesse em empreender ou que já tem uma ideia de negócio e tem interesse em iniciar sua experiência empreendedora;
  • Potenciais Empresários: profissionais autônomos e pessoas que já tem um negócio informal;
  • Empreendedor Individual (MEI): empresário com faturamento máximo de 60 mil reais por ano, devidamente formalizado e inscrito com CNPJ no Portal do Empreendedor;
  • Micro Empresa (ME): empresas com faturamento máximo de 360 mil reais por ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): empresas com faturamento máximo de 3,6 milhões de reais por ano;
  • Produtor Rural: pessoas físicas que explorem atividades agrícolas e/ou pecuárias, que produzem e/ou comercializam produtos agrícolas na sua forma “in natura”, com faturamento máximo de 3,6 milhões de reais por ano e que possuam inscrição estadual de produtor. Pescadores com registro no Ministério da Pesca também são considerados produtores rurais.

Desse modo, cada perfil de público terá um conjunto de soluções específicas para contribuir com seu desenvolvimento, atrai mais riquezas e gerar maior qualidade de vida.

Entendendo melhor os Eixos Estratégicos

Os Eixos Estratégicos são interligados entre si. Sendo assim, cada um tem relação direta com o outro, pois foram pensados numa visão sistêmica. Para gerar resultados efetivos, a articulação dos quatro eixos é fundamental.

A lógica de organização dos Eixos Estratégicos está ordenada do seguinte modo:

Empreender um negócio é um grande desafio para os pequenos, muitas barreiras são enfrentadas e acabam desestimulando os empreendedores.

 

O QUE É? Parceria CSP e Sebrae, firmado em convênio por 2 anos.
POR QUÊ? Promover o desenvolvimento regional garantindo o papel social da CSP na comunidade, atuando como um dos agentes catalisadores desse desenvolvimento.
ONDE? São Gonçalo do Amarante
Caucaia
PARA QUEM? Empreendedores Formais e Informais
Potenciais empreendedores
Públicos especiais: Empreendedores Rurais, alunos das escolas públicas (Educação Empreendedora)
Idade Mínima: 18 anos completos

 

A Parceria de Sucesso: CSP e SEBRAE

Fundamentada em diversos estudos técnicos, a CSP na sua fase de construção construiu seu relacionamento com as comunidades baseada no gerenciamento dos impactos negativos e positivos.  A referida estratégia implicava em alavancar os riscos positivos e minimizar os riscos negativos. Hoje em plena operação a CSP desenvolve ações de promoção do Desenvolvimento Regional, que contribuam com a construção de uma comunidade sustentável no futuro.

Atenta aos desafios da região e em linha com seus direcionadores estratégicos, a CSP já investiu mais de R$ 30 milhões nas comunidades vizinhas, em programas que abrangem desde projetos sociais até o incentivo ao empreendedorismo, bem como ações de melhorias de infraestrutura social.

A partir dos estudos citados anteriormente e das lições aprendidas nas experiências de diálogo com as comunidades, a CSP identificou o grande potencial empreendedor destas localidades e fortalece seu compromisso com a sustentabilidade por meio de uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE.

O Sebrae reconhecido nacionalmente como o principal agente de fomento ao empreendedorismo do país, agrega à iniciativa da CSP, sua expertise em pequenos negócios para alavancar o potencial empreendedor do território compreendido em Caucaia e São Gonçalo.

A parceria responde a uma questão mobilizadora que norteou o trabalho das instituições. O ponto de partida para o trabalho foi a seguinte pergunta: “Como fazer para que os pequenos negócios locais e as comunidades percebam os impactos positivos da instalação da CSP?

Para responder a esta pergunta, os parceiros lançam em novembro próximo, o Território Empreendedor, um programa de iniciativa da CSP desde 2014, que foi totalmente reformulado a partir da parceria com o Sebrae.

Compartilhe

Deixe um comentário