Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Quatro municípios do Ceará registram calor entre 39 °C e 40 °C

0

Quatro cidades do Ceará tiveram temperaturas entre 39 °C e 40,2 °C nesta segunda-feira (25). O calorão atingiu as cidades de Sobral (Região Norte); Jaguaribe (Vale do Jaguaribe); Aiuaba (Sertão dos Inhamuns) e Barro (Região do Cariri).

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o calor foi registrado por volta das 16h.

As temperaturas máximas devem variar entre 37°C a 40°C nos municípios da Região da Ibiapaba, Litoral Norte, Vale do Jaguaribe, Cariri, Sertão Central e Inhamuns no período das tarde. Nas cidades do litoral, incluindo Fortaleza, as temperaturas poderão ficar em torno de 26°C a 32°C.

Além do calor, cinco regiões terão umidade do ar variando entre 16% a 22% no período da tarde nesta terça-feira. São elas: Litoral Norte, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri.

Instruções para baixa umidade:

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Mal súbito embaixo de sol forte

 

Idoso tem mal súbito e morre no meio da rua em Juazeiro do Norte

Idoso tem mal súbito e morre no meio da rua em Juazeiro do Norte

Devido ao forte calor, um idoso de 71 anos morreu nesta segunda-feira após sofrer um mal súbito em frente ao Mercado Municipal de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense. Ele morreu no meio da rua, enquanto a temperatura da cidade estava em 37 °C, e seu corpo ficou cerca de três horas no chão da via até ser recolhido por uma funerária.

Conforme apuração do Sistema Verdes Mares, algumas pessoas que testemunharam a morte do idoso acreditam que ele pode ter passado mal devido ao calor. No entanto, ainda não há informação oficial do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) sobre as causas da morte e se há relação com o calor.

Em vídeo gravado por uma testemunha, é possível ver algumas pessoas tentando ajudar o idoso, inclusive utilizando um pedaço de papelão para fazer sombra e acionando um pequeno ventilador próximo à sua cabeça.

O corpo do idoso ficou no chão da rua Santa Luzia, esquina com a rua São Paulo, de 9h30 da manhã até cerca de 12h30, quando a funerária esteve no local e recolheu o cadáver, encaminhado para o SVO.

O SAMU foi chamado para socorrer o homem, mas ele já estava sem vida quando a equipe de socorro chegou. Homem era natural do Crato, mas morava no município de Granjeiro, também na região do Cariri. Não se sabe o que ele fazia em Juazeiro do Norte, onde morreu.

Idoso de 71 anos morava em Granjeiro, também na região do Cariri, e estava em Juazeiro do Norte — Foto: Reprodução

Idoso de 71 anos morava em Granjeiro, também na região do Cariri, e estava em Juazeiro do Norte — Foto: Reprodução

Período mais quente do ano

 

Ao Sistema Verdes Mares, o SAMU também revelou que, somente nesta segunda-feira em Juazeiro do Norte, no período entre 7h e 14h, o serviço atendeu mais 20 ocorrências relacionadas ao calor.

A Funceme também destaca que, para além da onda de calor que tem atingido a maioria do território, os meses de setembro, outubro e novembro (período chamado popularmente de Br-O-Bró) já são historicamente os meses com as maiores temperaturas registradas no Ceará, principalmente no período da tarde.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário