Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

0
Thalia Abre (Foto:  )

Mãos geladas, coração disparado e uma dor no estômago. Estes foram os sintomas que encarei ao ser informada que tinha conseguido uma entrevista com Thalia e que ela seria realizada poucas horas mais tarde pelo telefone em apenas 15 minutos. Confesso que as novelas mexicanas exibidas pelo SBT me entretêm desde criança, muitas protagonizadas por ela.

Acompanhei a aventuras de sua Beatriz na trama teen Quinze Anos, vibrei com a ascensão de Maria Mercedes, que vendia bilhetes de loteria no semáforo, e torci pelo romance entre a catadora de lixo Maria do Bairro e o playboy Luís Fernando (Fernando Colunga). Dá para entender o meu nervosismo? A tensão ficou apenas do lado brasileiro mesmo. Dos Estados Unidos, a estrela mexicana respondeu o meu tremido e enrolado cumprimento em espanhol, “Hola, Thalia. ¿Cómo estás?”, com uma voz empolgada e divertida, que ela sempre imprimiu em suas personagens.

Arranjar um tempo para falar com ela não foi fácil. A agenda de compromissos de Thalia, que também é empresária e tem uma linha fashion, ficou ainda mais apertada nos últimos meses graças ao sucesso de seu mais recente álbum, Valiente. Lançado em novembro deste ano, o trabalho conquistou mais de 964 milhões em streaming e o primeiro lugar na lista de álbuns latinos pop do renomado ranking da Billboard. “Todas as músicas que escrevo são como uma pequena novela. Eu tento encarnar personagens, cantar sobre diferentes histórias e diferentes universos”, afirma.

Thalia Aspas (Foto:  )
Thalia (Foto: Uriel Sanchez)

As músicas alegres e sensuais no ritmo reggaeton levaram mais de um ano para serem finalizadas e foram gravadas em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos. “Foi muito divertido trabalhar em casa porque todos realmente se sentiram no ambiente de um lar. Todos estavam livres, à vontade e se divertindo. Havia sempre comida, música, piadas e muitos risos. É um álbum muito para cima, muito positivo. É sobre se divertir e ter uma atitude positiva”, explica ela, que também fez parcerias com artistas de diversas nacionalidades como Lali, da Argentina, Natti Natasha, da República Dominicana, Fonseca, da Colômbia, Ana Mena, da Espanha, e El Micha, de Cuba.

Esse clima descontraído e multicultural é o que Thalia também encontra na sua intimidade com o marido, o norte-americano e executivo musical Tommy Mottola, com quem está casada há 18 anos e tem Sabrina, de 11 anos, e Matthew, de 7 anos. Ela conta que costuma combinar a cultura local com suas raízes mexicanas e as origens italianas de seu amado nas atividades em família.

“Em casa, falo espanhol com os meus filhos, que são fluentes na língua. Mas nós vivemos em Nova York e tudo aqui é em inglês, claro. O pai deles é um americano de origem italiana, então falamos um pouco de italiano também. Somos uma família multicultural vivendo nos Estados Unidos. Mantemos tantas tradições na nossa casa! Temos massa, comida mexicana, músicas italianas e de mariachis, celebramos o Día de los Muertos e também o Halloween. Nos divertimos muito. É como uma festa eterna aqui. Sempre com muita música e comida”, conta.

Thalia Aspas (Foto:  )
Thalia (Foto: Uriel Sanchez)

Em meio a tantas festas, correria e as tentações dos pratos feitos por Mottola, que é ótimo cozinheiro também, Thalia consegue manter a boa forma e a cinturinha fina – que ela nega ser fruto da remoção de costelas – com uma alimentação balanceada, muitos exercícios e uma vida sem excessos e sem drogas.

“É um estilo de vida. Não bebo, não fumo, não uso drogas. Só como coisas saudáveis, muita proteína, salada, vegetais e frutas. Tomo galões de águas também. Claro que tenho dois dias na semana que me dou o direito de comer tudo o que quero. Estou sempre movimentando o corpo também. Movimentar o corpo é algo que faz a gente se sentir forte e feliz. Sempre estou dançando, fazendo ioga, pilates, me alongando… E também acredito no poder da mente. A energia é projetada de dentro para fora”, garante ela, aos 47 anos.

Positividade é o segredo de Thalia para manter a sua jovialidade e beleza. “Há muito tempo, decidi aproveitar a vida ao máximo e parei de viver com medo e preocupada com as coisas ruins que podem acontecer e com as coisas que eu não poderia mudar. Eu faço questão de olhar para a vida de uma maneira positiva, feliz e grata. Meu maior sonho é ter saúde e ser forte para continuar sonhando e atingindo meus objetivos.”

Thalia Aspas (Foto:  )
Thalia (Foto: Brian Marcus)

BALADAS SENSUAIS
“Desde que gravei meu primeiro álbum solo, minhas músicas têm conteúdo sexual, divertido, romântico, realista e com um toque de fantasia. Quando escrevo ou interpreto músicas, elas devem representar o modo como vejo a vida e as emoções que sinto naquele momento. Essa é a razão pela qual cada álbum reflete uma grande variedade de sentimentos. Eu posso cantar sobre amor e amor perdido, mas também sobre liberdade e felicidade.”

MULHER EMPODERADA
“É importante cantar sobre a minha perspectiva na vida e sobre como me tornei essa mulher, o que me fez acreditar e fazer as coisas que faço. É importante compartilhar isso com meus seguidores. Faço todos os dias isso por meio das minhas redes sociais, pelas minhas músicas e como uma mulher de negócios – tenho uma coleção de roupas, sapatos, acessórios. Esse álbum é mais uma oportunidade para mostrar a minha perspectiva na vida. Acho que em tudo o que fazemos, temos que tentar mostrar quem somos de verdade. Tudo tem que ser um reflexo do que penso, do que sou. Me sinto muito livre e feliz comigo mesmo. Me sinto uma mulher completa agora.”

Thalia (Foto: Uriel Sanchez)

PARCERIAS MULTICULTURAIS
“Sou muito curiosa como um detetive. Adoro investigar tudo o que está acontecendo no mercado musical. Estou por dentro de tudo o que está tocando em diferentes países, sei quais são os novos talentos, quais artistas estão progredindo com suas músicas… Então, estudo suas propostas musicais e sons. Mas o mais importante antes de escolher uma parceria é imaginar como a química será entre eles e eu. Se tem um potencial de química forte, ótimo! Por exemplo, eu acabei de fazer um clipe com Lali, e não estava errada sobre a nossa química, somos explosivas juntas! Eu sempre tive um bom olho para isso.”

ENCONTRO COM ANITTA
“Comecei a trocar mensagens pelo Instagram com a Anitta. A gente trocava muitas mensagens divertidas e nos encontramos em Los Angeles no Grammy. Foi uma grande conexão. Nos divertimos e rimos muito, mas também falamos que temos que fazer algo juntas. Estamos deixando acontecer, mas vamos surpreender vocês um dia desses.”

FÃS BRASILEIROS
“Amaria levar o meu show para o Brasil. Sinto tanta falta dos brasileiros. Eles têm um lugar muito especial no meu coração. O Brasil foi um dos primeiros países que abriu suas portas e coração para mim. Toda memória que eu tenho do Brasil é espetacular. Eu sempre revejo vídeos que alguns dos meus fãs brasileiros me mandam de quando estive por aí. Eu fico tão nostálgica que só penso em voltar o mais breve possível. Além disso, amo a cultura de vocês, a culinária, a feijoada e todo o resto!”

Thalia Aspas (Foto:  )
Thalia (Foto: Uriel Santana)

VOLTA PARA AS NOVELAS
“As Marias que fiz foram grandes conquistas na minha carreira. Amo atuar e ser atriz é uma boa parte de mim e da minha criatividade. As minhas personagens em novelas me abriram tantas portas ao redor do mundo. Elas ainda são muito populares em alguns países que reprisam sempre a novela. Eu amo isso e definitivamente amaria voltar a atuar, mas tem que ser algo divertido e especial. Sempre recebo convites para fazer novelas, filmes ou seriados, mas tem que ser ‘o papel’ para eu voltar a atuar. Tem que me desafiar. Mal posso esperar por isso.”

UMA ESTRELA MIRIM
“Comecei a trabalhar tão nova! Eu era realmente uma garota muito pequena, mas a minha mãe (Yolanda Miranda Mange, morta em 2011) estava do meu lado o tempo todo. No começo, tudo parecia uma brincadeira porque eu realmente gostava de cantar, fazer coreografias para meus amigos, vizinhos e parentes. Do nada, isso se tornou um trabalho. Pouco a pouco fui aprendendo que não era mais uma brincadeira, mas era uma profissão. Tive que ter muito comprometimento e fazer muitos sacrifícios. Aprendi muito cedo que, às vezes, os ‘nãos’ não têm a ver com você, que não dá para levar para o pessoal. Se eles não te chamaram para aquele elenco não é porque não gostam de você, mas porque procuram por algo diferente. Ver por essa perspectiva os ‘nãos’ te deixa mais forte e faz com que você procure outras estratégias para ser mais incisiva e não parar de ir atrás de seus sonhos. Se eles te disserem: ‘você nunca vai conseguir, é impossível’, isso deve fazer com que você fique ainda mais forte e não se desanime.”

Thalia Aspas (Foto:  )
Thalia (Foto: Brian Marcus)

ATITUDE POSITIVA
“Minha mãe sempre me ensinou que mesmo diante das mais difíceis situações há uma solução, que nunca era um momento para se sentir triste, que sempre era uma oportunidade para melhorar. Ela era uma mulher muito positiva, que me passava essa positividade. Talvez o único momento em que me senti com o coração partido foi durante o lançamento do meu primeiro álbum solo. Vim com uma proposta muito agressiva para aquela sociedade e para o meu país naquele momento. Minha mãe falava: ‘vai ser melhor o próximo’. Eu comecei a ter uma outra atitude e no final, aquele mesmo álbum, teve um grande sucesso. É tudo uma questão de atitude na vida. Sempre ensino isso para os meus filhos quando seus projetos não têm sucesso. Tudo acontece para te fazer mais forte na vida e mais determinado. Sempre falo para eles: ‘tente novamente que o que vocês têm em mente pode se tornar realidade’. Digo a eles a importância dos pensamentos. Tudo o que você pensa e sonha e põe a sua energia pode se tornar uma realidade. Tem que primeiro tirar toda essa ideia de tristeza e de que não posso fazer isso para pensar mais com clareza.”

Thalia (Foto: Uriel Sanchez)

SER VALENTE
“Todos nós somos valentes e temos o coração de um guerreiro e super-herói. Mas, às vezes, a gente se esquece disso e se deixa abalar pelos problemas do dia a dia. Temos que encontrar isso dentro de nós, encontrar essa coragem e encarar a vida com valentia. Você tem que entender quem você é e se amar. E fazer as coisas que te fazem feliz e não as que fazem os outros felizes. Tem que pensar na sua satisfação. Temos que ser felizes primeiro. Se você é feliz, todos vão ver isso.”

CASAMENTO DE SUCESSO
“Hoje em dia é tão fácil ter um relacionamento. Você baixa um aplicativo, encontra alguém e é isso, prático. Mas onde está o romantismo, a serenata? Fiz até uma música sobre isso, que é Vamos Órale, na qual falo desse universo fora de moda, que parece de um filme preto e branco. É uma das minhas músicas favoritas. Escrevi pensando onde estão esses homens românticos no dia de hoje. É uma canção romântica, mas não a fiz pensando no Tommy. Nosso casamento é baseado em cumplicidade. Ele e eu nos amamos como somos. Não fingimos ser pessoas que não somos. Ele me ama exatamente como eu sou, nos meus dias ruins e nos meus dias bons. Ele aceita meu modo extremo de olhar para a vida, minha hiperatividade, minha dislexia, minhas tendências ao TOC e tudo mais! É amor verdadeiro. A chave para um relacionamento bem-sucedido é a honestidade, e ambos precisam sentir que seu coração está seguro, no lugar certo.”

Thalia Aspas (Foto:  )
Thalia (Foto: Uriel Santana)

MÃE DE ADOLESCENTE
“A Sabrina está com 11 anos. Estou achando fantástico! É incrível poder reviver minha infância através dos olhos dela, que é o meu clone! Então, muitas vezes, quando os hormônios pré-adolescentes em crescimento de Sabrina estão enfurecidos, eu respiro fundo e penso em quando eu tinha a idade dela, nas coisas que eu costumava fazer naquela época. Quando reajo às ações e ideias da minha filha, também reajo à garota que tenho em mim.”

FILHO DE PEIXE…
“Eles carregam a veia artística dos pais, mas em diferentes perspectivas. Por exemplo, minha filha gosta de criar vídeos, dirige seus amigos nas cenas que deseja filmar, edita e adiciona trilha sonora. Meu filho gosta de escrever roteiros usando sua máquina de escrever antiga e seu computador. Ambos gostam de ler muito. Matthew está escrevendo um livro que, em sua mente, se tornará uma animação, assim como as criadas pela Pixar. Eu acredito que no futuro eles estarão mais envolvidos nos bastidores do que na frente das câmeras.”

MAIS UM FILHO?
“Nãooooooo. Estou feliz com dois! Eles me mantêm ocupada em todos os momentos! E, se acrescentar à equação o meu trabalho como cantora, empresária, escritora, estilista e a gestão de todos os novos projetos que serão lançados nos Estados Unidos, México e América do Sul, o tempo é limitado. As crianças e o trabalho exigem dedicação e esforço. Portanto, minha filha e meu filho são os melhores presentes que a vida me deu!”

Compartilhe

Deixe um comentário