Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Acidente de Grosjean na Malásia fez Massa relembrar doloroso GP da Hungria de 2009

0

Por GloboEsporte.com, Sepang, Malásia

Já faz oito anos do grave acidente sofrido por Felipe Massa no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se soltou do carro de Rubens Barrichello e atingiu o compatriota, que seguia logo atrás com sua Ferrari. Mas a lembrança do episódio ficou mais viva do que nunca para o brasileiro, que viu de perto o incidente sofrido por Romain Grosjean no segundo treino livre para o GP da Malásia, na manhã desta sexta-feira. Felipe seguia logo atrás da Haas do francês quando este foi atingido por uma tampa de bueiro – que deveria estar fixada na zebra -, perdendo o controle do carro e atingindo com força o muro do Cirucito de Sepang, decretando bandeira vermelha e o fim da sessão.

– Eu estava logo atrás. Felizmente, desta vez nada voou no meu carro. Também foi bom saber que o Grosjean nada sofreu com o acidente. Claro que o carro dele não está bem, mas ele sim. Creio que FIA tem que cuidar de todos esses detalhes, para evitar que coisas assim aconteçam. Eu estava logo atrás, então a primeira coisa que pensei foi que eu já levei uma molada na cabeça, mas uma tampa de bueiro talvez seja demais – brincou.

Apesar do impacto forte de Grosjean contra o muro, o francês nada sofreu, diferentemente do seu carro. A sessão foi encerrada mais cedo, sob bandeira vermelha, para que a FIA pudesse avaliar e solucionar o problema. Operários do circuito soldaram a peça para que o mesmo tipo de incidente não volte a se repetir. O diretor de corridas da Federação, Charlie Whiting, comentou o ocorrido.

– Uma das tampas de bueiros, que tem cerca de um metro por 30cm de largura, feita de metal pesado, se soltou. Temos algumas assim pelo circuito e cinco neste ponto específico da curva 12. Alguns são fixados com parafusos, enquanto outros são presos com solda. O que aconteceu foi que a solda não resistiu as altas cargas produzidas pelos carros. Agora vamos procurar todos que sejam soldados, raspar a tinta e reforçar a solda. É tudo que podemos fazer. Se fôssemos retornar para cá (este é o último GP da Malásia), discutiríamos um sistema mais moderno de drenagem. Mas sem um GP, creio que farão o melhor que podem neste momento – afirma Whiting.

Tampa de bueiro GP da Malásia (Foto: Reprodução) Tampa de bueiro GP da Malásia (Foto: Reprodução)

Tampa de bueiro GP da Malásia (Foto: Reprodução)

O pesadelo de 2009

Foi no treino classificatório para o GP da Hungria, no dia 25 de julho de 2009, que Massa sofreu um gravíssimo acidenten que quase lhe tirou a vida. Felipe foi atingido em cheio no capacete por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello. Desacordado, passou reto e ainda bateu a 280 km/h de frente no guard rail. Com fratura na testa e concussão cerebral, ficou onze dias internado e precisou passar por duas cirurgias: uma para a retirada de fragmentos ósseos e a outra, plástica. A recuperação foi longa e tirou Massa do restante da temporada.

 Globo Esporte
Compartilhe

Deixe um comentário