Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Alunos assistem à aula fora da sala após pane em ar-condicionado de escola do Ceará

0

Secretaria de Educação de Horizonte informou que o aparelho teve problemas na manhã desta quarta-feira (15) e o conserto será ‘imediatamente providenciado’.

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Gadelha Pires, na cidade cearense de Horizonte, tiveram que assistirem às aulas fora da sala na manhã desta quarta-feira (15). O motivo, segundo mães de alunos, foi o princípio de incêndio em um ar-condicionado.

A prefeitura de Horizonte afirmou que o aparelho apresentou problemas, e o conserto “será imediatamente providenciado”. Na sala onde equipamento teve defeito estudam 18 alunos, que tiveram as aulas no pátio da unidade nesta quarta.

A Secretaria de Educação de Horizonte informou que a diretoria da escola está disponíveis para esclarecer dúvidas aos pais e alunos. A escola atende alunos do 1º ao 9º ano.

LEIA TAMBÉM:

O aparelho de ar-condicionado será imediatamente providenciado o seu conserto, diz Secretaria de Educação de Horizonte. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

O aparelho de ar-condicionado será imediatamente providenciado o seu conserto, diz Secretaria de Educação de Horizonte. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Infiltrações e mofo nas salas

Além do problema no ar-condicionado, mães relataram outros problemas existentes na escola, como infiltrações e mofo nas paredes de algumas salas, inclusive no local onde o ar-condicionado apresentou defeito. As mães reclamam que as crianças estão têm sofrido problemas respiratórios como asma e tosse. As próprias professoras também relatam problemas respiratórios.

“Vários alunos e professores com problemas respiratórios já passaram mal. Com esse tempo de chuva, a pintura das paredes de várias salas ficaram se descascando e cheias de mofo. O fedor é forte demais e meu filho afirmou que é difícil ficar na sala”, relatou a mãe de um aluno que prefere não se identificar.

Registros feitos pelos estudantes mostram as condições de algumas salas de aula. A tinta do teto das salas também está descascando. “Classe cheia de mofo. Já pediram para consertar, e o pessoal não vem”, relatou outra mãe.

Sobre a questão do mofo, a Secretaria de Educação de Horizonte afirmou que tem conhecimento sobre o problema na sala de aula do 5º ano da escola. Segundo a pasta, por se tratar de uma escola antiga e devido ao período chuvoso, houve o aparecimento de umidade, que será resolvido com uma reforma, em julho, mês de férias escolares.

Ainda de acordo com a secretaria, também é estudada a possibilidade da mudança dos alunos para outra sala de forma permanente, o que já foi conversado com os pais.

Mofo no teto próximo ao ar-condicionado dentro sala de escola em Horizonte.  — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Mofo no teto próximo ao ar-condicionado dentro sala de escola em Horizonte. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário