Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Após decisão do Supremo sobre Dirceu, PT avalia que Lula perdeu chance ‘preciosa’ de ser solto

0

Diante da decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de mandar soltar o ex-ministro José Dirceu, integrantes da cúpula do PT avaliaram ao blog que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu uma chance “preciosa” de ser solto ou, até mesmo, ganhar a prisão domiciliar.

A avaliação na cúpula do partido é que o perfil dos ministros da Turma tornava o colegiado a instância ideal para se conseguir uma decisão favorável ao ex-presidente.

Na noite desta segunda-feira, o PT considerou um revés a decisão do ministro Luiz Edson Fachin de levar ao plenário do tribunal o pedido de liberdade apresentado pela defesa de Lula.

“Essa era a chance de Lula [ter o caso analisado pela Segunda Turma]. O placar seria favorável. Isso ficou claro na decisão que soltou Dirceu”, disse um interlocutor jurídico do PT.

Gerson Camarotti analisa a soltura de Dirceu

Gerson Camarotti analisa a soltura de Dirceu

A avaliação na legenda é que a tese do ministro Dias Toffoli para soltar Dirceu também poderia ter base semelhante para atender o pedido de liberdade de Lula.

Toffoli defendeu a libertação de forma liminar (provisória) porque considera que há “plausibilidade jurídica” em um recurso da defesa apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância.

Para integrantes do partido, a decisão do plenário sobre Lula é incerta. Além disso, a expectativa inicial era para uma solução antes do recesso do judiciário. Agora, qualquer definição do plenário do STF deve mesmo ficar para o mês de agosto.

 (Foto: Editoria de Arte / G1)  (Foto: Editoria de Arte / G1)

(Foto: Editoria de Arte / G1)

Compartilhe

Deixe um comentário