Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Argentinos têm chegada tensa, e torcedores do Fla tentam invadir o Maraca

0

O entorno do Maracanã virou palco de diversas cenas que nada têm a ver com futebol. A chegada de torcedores do Independiente ao palco da final da Copa Sul-Americana diante do Flamengo, na noite desta quarta-feira, teve provocações, gás de pimenta e rojões. O caos.

Rubro-negros sem ingresso ainda tentaram invadir o estádio, o que gerou muita confusão e conflito com a Polícia Militar e seguranças. Antes de a bola rolar, marcada para 21h45m (de Brasília), setores do Maraca aparentavam estar superlotados.

Foi na Rua Eurico Rabelo que os primeiros problemas ocorreram ainda no final da tarde. Mesmo com o bloqueio feito pela Polícia Militar, para dar segurança à chegada dos argentinos, rubro-negros circularam pelo local.

A ideia era permitir que ônibus transitassem tranquilamente. Não deu certo. Muitos coletivos que levavam torcedores rivais tiveram janelas quebradas por pedradas. Argentinos que foram de táxi ou Uber, por exemplo, ao desembarcar, corriam para chegar à area isolada. Nesse trajeto, ouviam xingamentos dos brasileiros. Rojões foram arremessados, algumas vezes. Policiais, então, usaram gás de pimenta para dispersar as pesssoas. Bem antes dos portões serem abertos, argentinos estavam no entorno do estádio. Alguns deles se abrigaram perto da entrada da imprensa em busca de segurança. Inicialmente, o clima era mais tranquilo. Restrito a provocações, como a mostra de uma camisa do Racing, rival do Independiente. 

O clima entre as duas torcidas azedou desde o jogo de ida, em Buenos Aires, vencido pelo time argentino por 2 a 1. Na ocasião, rubro-negros reclamaram de ofensas racistas. Na noite de terça-feira, já no Rio, muitos foram ao hotel do Independiente protestar. Houve confusão com fogos de artifício e prisões.

Torcedores do Flamengo tentam invadir o Maracanã (Foto: GloboEsporte.com) Torcedores do Flamengo tentam invadir o Maracanã (Foto: GloboEsporte.com)

Torcedores do Flamengo tentam invadir o Maracanã (Foto: GloboEsporte.com)

Houve problemas restritos a torcedores do Flamengo. Alguns deles tentaram entrar no estádio sem ingresso. Houve empurra-empurra, grades foram derrubadas.

As invasões foram registradas em todos os setores do Maracanã. Em alguns casos, portões foram abertos. A PM usou a cavalaria para dispersar a multidão.

Grades derrubadas por torcedores do Flamengo (Foto: Raphael Zarko) Grades derrubadas por torcedores do Flamengo (Foto: Raphael Zarko)

Grades derrubadas por torcedores do Flamengo (Foto: Raphael Zarko)

Nas arquibancadas, rubro-negros usaram sinalizadores, o que não é permitido. Houve relatos de tentativa de depredação de bares por causa de falta de cerveja.

O efetivo da PM é de 250 policiais do Gepe no policiamento interno do estádio. Do lado de fora, outros 60 do Gepe e 174 do 6º Batalhão de Polícia Militar. O número de seguranças internos é de 709.

Globo Esporte

Compartilhe

Deixe um comentário