Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

AstraZeneca: Fiocruz inicia produção de primeira vacina com matéria-prima nacional

0

A previsão da entidade é entregar, até o final do ano, 6 milhões de doses da vacina contra COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou, nesta sexta-feira, 30, o início da fabricação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) utilizado na produção da vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. A produção de imunizantes com IFA nacional trará autossuficiência para o País, diz a fundação.

A previsão da Fiocruz é entregar, até o final do ano, 6 milhões de doses da vacina contra COVID-19 desenvolvida pela parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. E, a partir de fevereiro, a entidade prevê a entrega de 13 milhões de doses por mês.

Inicialmente, o laboratório de Bio-Manguinhos produzirá três lotes, dois para pré-validação e um para validação. As doses passarão por testes de controle e serão comparadas com o produto original junto à AstraZeneca.

“A previsão é que as doses 100% nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano, trazendo autossuficiência para o País”, disse a Fiocruz em comunicado. “Antes mesmo da disponibilização dessas vacinas, as entregas que a Fundação realiza com o IFA importado, de forma ininterrupta há 20 semanas, foram utilizadas em aproximadamente metade das pessoas que já foram imunizadas no Brasil”.

Compartilhe

Deixe um comentário