Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Avanço para segunda fase de retomada abre exceções para uso de máscaras de proteção em Fortaleza

0

Isabella Campos, G1 CE

Fortaleza passou para a Fase 2 do plano de retomada da economia e, com isso, pontos do decreto de isolamento social sofreram alteração no decreto. Um dele é o uso de máscaras que, apesar de seguir obrigatório, agora abre exceções para crianças menores de dois anos e pessoas que tenham dificuldade para usa-lá devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.

No Ceará já são registrados 92.757 casos confirmados da Covid-19, e a doença já soma 5.516 óbitos em todo o estado. O número de recuperados já passa dos 69 mil, de acordo com dados da Secretária de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da plataforma digital IntegraSUS.

O decreto reforça a importância e obrigatoriedade no uso da máscara e destaca “o uso no transporte público, individual ou coletivo, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público”, pontua.

Casos de coronavírus no Ceará

Casos confirmadosMortes confirmadas15/0319/0323/0327/0331/0304/0408/0412/0416/0420/0424/428/0402/0506/0510/0514/0518/0522/0526/0530/0503/0607/0611/0615/0619/060100k25k50k75k

29/03
● Casos confirmados: 359
Fonte: Sesa

Restaurantes e exercícios são liberados com restrições

Com a Fase 2 da retomada econômica, estabelecimentos como restaurantes vão poder voltar a atender o público a partir de segunda-feira (22), mas com apenas 40% dos funcionários, e funcionando das 9h às 16h. Neste locais, o uso de máscaras permanece obrigatório, tanto para clientes quanto para funcionários.

O decreto destaca também que “garçons e atendentes devem utilizar máscaras de proteção, viseiras de proteção “Face Shields”, luvas e higienização das mãos a cada contato com utensílios”, além de ser recomendado não conversar durante o expediente e falar somente o necessário com o cliente.

A retomada de atividades em templos religiosos também será permitida nesta fase, mas com apenas 20% da capacidade do local.

Destacando que o uso de máscaras é obrigatório dentro do estabelecimento e frisando que caso o frequentador não tenha acesso a Equipamento de Proteção Individual (EPI) os “estabelecimentos religiosos devem fornecer máscaras descartáveis para os frequentadores que não possuem o EPI, instruindo-os sobre sua utilização durante toda a celebração, vedando a entrada daqueles, por qualquer razão, não estejam utilizando máscara”, pontua.

Camilo Santana realiza anúncio sobre avanço da retomada da economia em Fortaleza

Camilo Santana realiza anúncio sobre avanço da retomada da economia em Fortaleza

Fase 2 de retomada

O governador do Ceará Camilo Santana anunciou em live neste sábado (20) que Fortaleza vai para fase 2 do plano de retomada da economia, sendo que municípios da região metropolitana seguem para a primeira fase. Outros 25 municípios também avançam para a primeira fase. Todo o restante do estado está na etapa de transição, exceto Juazeiro do Norte e Sobral, que ficam em isolamento social rígido por mais sete dias. (veja abaixo o que pode funcionar em cada fase).

(CORREÇÃO: O Governo do Estado informou, inicialmente, através das redes sociais, que apenas os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza seguiriam para a Fase 1 do plano de retomada. A informação foi atualizada com novos termos trazidos pelo decreto nº 33.631/2020, que incluiu 44 municípios na etapa. A informação foi corrigida às 19h00.)

As medidas estão no novo decreto de isolamento social do Ceará que deve ser publicado neste sábado e passam a valer na segunda-feira (22). O decreto acentua o caráter regionalizado do plano de reabertura, deixando o estado em quatro diferentes estágios.

Veja como fica o plano por região/cidade:

  • Fortaleza entra na fase 2 do plano, com abertura de restaurantes e igrejas, por exemplo;
  • Região metropolitana e outros 25 municípios vão para a primeira fase;
  • Todo o restante do Ceará continua na fase de transição, exceto Sobral e Juazeiro do Norte, que estão em isolamento rígido.

“Alerto que, mesmo onde houve melhora do cenário, a pandemia continua. Os riscos continuam. É preciso evitar aglomerações e só sair de casa quando necessário. E sempre usando máscara. O Governo do Estado continua trabalhando fortemente para ampliar a rede pública de atendimento, principalmente no interior. Fundamental que todos colaborem para, juntos, superarmos essa crise”, disse Camilo.

Desde 1º de junho, o Ceará começou a implementar o plano gradual de retomada das atividades não essenciais suspensas desde 20 de março para conter a escalada da Covid-19. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura (fase 2).

O plano prevê uma transição e mais quatro etapas. Cada fase dura 14 dias. A passagem de uma fase a outra é avaliada conforme o números de internações, de óbitos e de ocupação de leitos em uma visão regionalizada.

O Ceará contabiliza 92 mil diagnósticos positivos da Covid-19 e acumula 5.499 mortes pela doença. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSUS, feita às 14h42 desta sexta-feira (19). As cidades com maior número de casos são Fortaleza (32.754), Sobral – que neste sábado superou os 5 mil casos e Caucaia (3.070 infectados).

Isolamento rígido em Sobral e Juazeiro do Norte

Camilo mostrou ainda preocupação com o avanço de casos confirmados na Região do Cariri. Por isso, segundo o gestor, a cidade de Juazeiro do Norte passará por isolamento mais rígido, a partir de segunda-feira. Serão utilizadas barreiras sanitárias para diminuir o fluxo de pessoas entre Juazeiro do Norte e municípios vizinhos. Em Sobral, as ações também continuam apesar dos números de casos terem diminuído.

“Sobral que é a maior cidade da Região Norte vai continuar em ações mais restritivas, no isolamento social rígido. Portanto, Sobral continua por mais uma semana. Lá melhorou a situação, mas é importante, por questão de segurança, manter por mais uma semana. E entrará também no isolamento mais rígido, a partir de segunda-feira, a cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri”, disse. “Há um crescimento dos casos lá na região principalmente em Juazeiro. Portanto, também vamos fazer ações mais restritivas, com apoio do Estado, com barreiras sanitárias em Juazeiro em relação a outros municípios, um maior controle para que possa diminuir a velocidade da evolução da pandemia na região”, afirmou o governador.

A Região do Cariri apresentou o maior crescimento de casos e óbitos por Covid-19, com 56, 8% e 48,8% de incremento, respectivamente, na última semana. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado na noite desta quarta-feira (17).

Conforme o boletim, apesar de o aumento nos dois indicadores, os números foram menores em comparação com a semana passada, quando a região registrou 61,4% de casos confirmados pelo novo coronavírus e 50% de mortes pela doença. Duas áreas do Cariri se destacaram na incidência de casos confirmados. São elas: Juazeiro do Norte (61,8%) e Crato (43,6%), a última pela segunda semana consecutiva.

Veja as fases do plano de retomada:

Fase de transição correspondendo aos primeiros sete dias de retomada econômica no Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Fase de transição correspondendo aos primeiros sete dias de retomada econômica no Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Primeira fase do plano de retomada econômica no Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Primeira fase do plano de retomada econômica no Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Segunda fase do plano de retomada econômica do Ceará — Foto: Governo do Ceará

Segunda fase do plano de retomada econômica do Ceará — Foto: Governo do Ceará

Terceira fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Terceira fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Quarta fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Quarta fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário