Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Baleia jubarte aparece no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza; vídeo

0


Baleia aparece no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza.

00:00/00:17

Baleia aparece no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza.

Uma baleia da espécie jubarte apareceu no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza, neste sábado (17). O animal foi visto pela primeira vez entre os espigões da Rua João Cordeiro e do Náutico. Em vídeo enviado ao G1, a baleia aparece já na costa do mar.

De acordo com a bióloga e técnica de resgate do programa de mamíferos marinhos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Letícia Gonçalves, a baleia é jovem, tem aproximadamente um ano, e provavelmente apareceu no mar por estar realizando a sua primeira migração. “Há grande possibilidade do animal ter se desorientado, se perdido do seu grupo”, disse.

Baleia Jubarte foi flagrada no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Baleia Jubarte foi flagrada no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Ainda de acordo com a bióloga, a temporada de jubartes no Brasil compreende, normalmente, o período de junho a outubro ou novembro.

“Esses animais realizam migração anual da Antártida para o hemisfério sul, onde utilizam das águas mais calmas e quentes para reprodução e acasalamento. A maior quantidades de grupos se concentram no litoral baiano e capixaba. Até o momento, acredita-se que os animais que são encontrados aqui na região estejam somente de passagem até esses locais de maior concentração”, explica.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário