Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Bebê sequestrado em Fortaleza é encontrado com ajuda de ferramenta das redes sociais, e suspeita é presa

0

Polícia acionou o serviço Amber Alerts, que emite alerta no Facebook e no Instagram com foto e nome da criança desaparecida.

Mulher sequestra bebê, e polícia encontra criança com ajuda de rede social

Um bebê de dois meses sequestrado em Fortaleza no sábado (24) foi encontrado na segunda-feira (26) com auxílio de uma ferramenta de busca de crianças desaparecidas disponibilizada pela empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. Uma mulher de 39 anos foi presa por suspeita de sequestrar a criança.

Conforme apuração da TV Globo, a mãe da criança é uma pessoa em situação de rua. O bebê teria sido visto pela última vez em uma pousada social da Prefeitura de Fortaleza, no Bairro Centro, após ser deixado pela mãe aos cuidados da sequestradora, que estava no local.

Menino sequestrado em Fortaleza foi encontrado com ajuda de ferramenta da Meta — Foto: Reprodução

Menino sequestrado em Fortaleza foi encontrado com ajuda de ferramenta da Meta — Foto: Reprodução

A polícia utilizou a ferramenta Amber Alert, desenvolvida em parceria da Meta com o Ministério da Justiça, para ajudar na procura pelo bebê. O alerta foi entregue a todos os usuários do Facebook e Instagram num raio de 160Km do local do desaparecimento. Eles receberam a imagem da criança no feed das redes sociais.

Algumas pessoas identificaram o bebê a partir das imagens divulgadas nas redes sociais. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também fez um retrato falado com as características da suspeita. A mulher e a criança foram localizados no bairro Sabiaguaba.

A mulher presa foi levada para 12° Delegacia do DHPP. Ela foi autuada em flagrante por sequestro e cárcere privado e colocada à disposição da Justiça.

“As imagens divulgadas pelo Amber foram cruciais para recuperá-la”, afirmou o Ministério.

 

Ferramenta de buscas

 

Ilustração de uma publicação alertando sobre o desaparecimento de crianças no Brasil — Foto: Divulgação/Meta

Ilustração de uma publicação alertando sobre o desaparecimento de crianças no Brasil — Foto: Divulgação/Meta

A ferramenta de busca de crianças usada no caso se chama “Amber Alerts”. Ela começou a ser utilizado no Brasil após a Meta e o Ministério da Justiça fecharem uma parceria em agosto de 2023. Ela funciona a partir da confirmação do desaparecimento de uma criança pela autoridade policial.

No caso do desaparecimento do bebê de dois meses em Fortaleza, a Polícia Civil do Ceará acionou o protocolo Amber Alerts junto ao Ciberlab, do Ministério da Justiça.

Após este acionamento, os alertas começam a aparecer nos feeds do Facebook e do Instagram para pessoas que estão em um raio de 160 km de onde a pessoa foi vista pela última vez. Os avisos fornecem fotos e descrição das roupas que foram vistas pela última vez com a pessoa. (Veja na foto acima)

Pelo acordo com o Ministério da Justiça, os alertas são emitidos para os casos de desaparecimento somente para pessoas que tenham menos de 18 anos e que estejam em risco iminente, segundo a avaliação das autoridades.

Segundo a Meta, o Amber Alerts é utilizado em 30 países diferentes e, no Brasil, o serviço está disponível no Ceará, Minas Gerais e no Distrito Federal. A ideia é que, gradualmente, o projeto deve atender em todo território nacional.

Os próximos estados a aderir à iniciativa devem ser Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Amapá, Goiás e Roraima.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário