Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Candidatos a prefeito de Fortaleza nas eleições 2020; veja a lista

0

As convenções partidárias acontecem até o dia 16 de setembro, para a homologação das candidaturas. As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral. Veja nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020:

Heitor Férrer (SD)

SD oficializou a candidatura de Heitor Férrer à Prefeitura de Fortaleza em convenção virtual — Foto: Reprodução

SD oficializou a candidatura de Heitor Férrer à Prefeitura de Fortaleza em convenção virtual — Foto: Reprodução

O partido Solidariedade (SD) lançou, em convenção partidária realizada de forma virtual nesta terça-feira (15), a candidatura do deputado estadual Heitor Férrer para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O deputado estadual Walter Cavalcante (MDB) é o candidato a vice-prefeito na chapa.

Esta é a quarta vez em que Heitor Férrer vai disputar o comando de Fortaleza. Ele disse que pretende debater políticas públicas que atendam às demandas da população mais vulnerável.

“O que motiva o homem público a buscar o poder executivo é o seu desejo de implementar mudanças na sociedade, principalmente no que diz respeito ao desequilíbrio social. Buscar políticas públicas onde se possa socorrer os mais vulneráveis, os mais carentes e os mais necessitados. Fortaleza, por exemplo, tem enormes desafios a ser superados”, destacou.

A chapa do Solidariedade é composta com o MDB.

Heitor Freire (PSL)

Heitor Freire é o candidato do PSL à Prefeitura de Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula

Heitor Freire é o candidato do PSL à Prefeitura de Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula

O deputado federal Heitor Freire foi oficializado pelo Partido Social Liberal (PSL) como candidato a prefeito de Fortaleza nesta terça-feira (15). Na chapa, a candidata a vice é a cabo da Polícia Militar Laurice Maia, também do PSL. A convenção presencial do partido, limitada a 100 pessoas, foi realizada na Assembleia Legislativa.

“Infelizmente, temos ainda muitos problemas em Fortaleza que precisam ser resolvidos. O que deu certo será mantido e melhorado. Agora, tem muitas outras áreas de Fortaleza, como o povo da periferia, que foi esquecida, que temos que dar atenção. Essa será nossa prioridade, trabalhar com as áreas mais esquecidas, com as áreas mais pobres”, disse Freire.

O candidato do PSL tem 38 anos e está no primeiro mandato como deputado federal. Esta é a primeira vez em que disputará um cargo no Executivo. No primeiro discurso como candidato, Freire defendeu as bandeiras da família, da religião e adotou discurso de “endireitar” a capital.

Desde que confirmou a pré-candidatura a prefeito, Freire anunciou que tinha interesse em ter uma mulher como vice. Cabo Maia foi anunciada na segunda-feira (14). Com 12 anos de Polícia Militar, ela é a única mulher a integrar o Comando Tático Motorizado (Cotam) no Estado.

Renato Roseno (Psol)

PSOL lança candidatura de Renato Roseno à prefeitura de Fortaleza

PSOL lança candidatura de Renato Roseno à prefeitura de Fortaleza

O Psol oficializou, nesta segunda-feira (14), o nome do deputado estadual Renato Roseno como candidato a prefeito de Fortaleza e o da ativista Raquel Lima (PCB) como postulante a vice. O evento foi realizado de maneira híbrida, na sede do Psol em Fortaleza, com parte dos convencionais presente e o restante acompanhando virtualmente.

Roseno já era apresentado como pré-candidato do partido. Esta será a terceira vez em que ele disputará a Prefeitura de Fortaleza. Já Raquel foi candidata a vice-governadora e a vice-prefeita da chapa do Psol nas duas últimas eleições.

Renato Roseno é advogado e servidor público. Está no segundo mandato como deputado estadual. Raquel Lima é ex-moradora e liderança da comunidade Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzon.

Na convenção, o candidato afirmou que pretende fazer uma campanha com poucos recursos. “Nossa candidatura representa um projeto de resistência democrática, que possa contribuir para a superação desse autoritarismo que vem se espalhando pelo Brasil e nós não queremos que isso cresça em Fortaleza. Nesse cenário de pandemia, nós vamos usar da nossa criatividade e determinação para superar essa desigualdade material das outras candidaturas”, disse.

A chapa é formada pelo Psol e pelo PCB.

Sarto Nogueira (PDT)

PDT anuncia candidatura de Sarto Nogueira à prefeitura de Fortaleza

PDT anuncia candidatura de Sarto Nogueira à prefeitura de Fortaleza

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou oficialmente, neste sábado, 12 de setembro, a candidatura de Sarto Nogueira para concorrer ao cargo de prefeito de Fortaleza. O candidato a vice na chapa é Élcio Batista (PSB). O anúncio foi feito durante a convenção do PDT, no Bairro Aldeota, na capital cearense, que foi transmitida pelas redes sociais do partido.

Sarto é médico, tem 61 anos e nasceu em Acopiara, no interior do Ceará. Ele é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado e está no sétimo mandato de deputado estadual. Já foi vereador de Fortaleza e presidente da Câmara Municipal. É a primeira vez que concorrerá ao cargo de prefeito.

Já Élcio Batista, candidato a vice-prefeito do PDT, é cientista social, tem 46 anos e nasceu em Cascavel, no Paraná. Ele é ex-secretário-chefe da Casa Civil do Estado e já foi secretário da Juventude da Prefeitura de Fortaleza.

A chapa tem o apoio dos partidos PSB e Cidadania.

Capitão Wagner (Pros)

Pros lança candidatura do Capitão Wagner à Prefeitura de Fortaleza

Pros lança candidatura do Capitão Wagner à Prefeitura de Fortaleza

O Pros anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (7), a candidatura de Capitão Wagner para concorrer à prefeitura de Fortaleza. A advogada e militante dos direitos humanos Kamila Cardoso foi escolhida como candidata a vice na chapa. O anúncio foi realizado na quadra de um colégio no Centro de Fortaleza e também transmitido pelas redes sociais do candidato.

Wagner é capitão reformado da Polícia Militar, tem 41 anos e nasceu em São Paulo. É a segunda vez que ele vai disputar a Prefeitura de Fortaleza. O parlamentar já foi vereador de Fortaleza, deputado estadual e agora é deputado federal.

A vice, Kamila Cardoso, é advogada, e tem histórico, em Fortaleza, na militância pela acessibilidade. Ela nunca disputou uma eleição.

A chapa tem o apoio do Podemos, Republicanos, PMN, PMB, PTC, DC, PSC e Avante.

Paula Colares (UP)

Unidade popular realiza convenção virtual

Unidade popular realiza convenção virtual

A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) lançou o nome da pedagoga Paula Colares como candidata à Prefeitura de Fortaleza. Ela terá como vice o bancário Serley Leal. O anúncio foi feito na primeira convenção municipal do partido, realizada no sábado, 5 de setembro, de forma virtual.

Nascida em Fortaleza, Paula tem 40 anos e é professora substituta da rede municipal. Ligada ao movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC), ela faz parte da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e preside, no Ceará, a Unidade Popular (UP), partido criado em 2016 e que vai lançar candidaturas pela primeira vez nas eleições de novembro.

Samuel Braga (Patriotas)

Partido Patriota confirma candidatura para prefeitura em eleições 2020

Partido Patriota confirma candidatura para prefeitura em eleições 2020

O Patriotas foi o primeiro partido a definir candidato à Prefeitura de Fortaleza, em convenção realizada em 1º de setembro. Samuel Braga, presidente estadual do partido, vai disputar o executivo municipal da capital cearense.

A candidata à vice-prefeita na chapa será Roberlene Rodrigues, também do Patriotas.

A convenção foi realizada em hotel em Fortaleza com a presença de membros da direção do partido e alguns convidados.

“Pretendo resgatar a dignidade e a moralidade do serviço público. Finalmente sou candidato pra ter uma Fortaleza socialmente justa, ecologicamente sustentável e economicamente viável”, afirmou Samuel Braga, no primeiro discurso como candidato homologado.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário