Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará assina memorandos de entendimento com empresas Goldwind e Alupar

0

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Governo do Estado assinou dois memorandos de entendimento com duas empresas do segmento de energias renováveis. A primeira é a Goldwind, fabricante de equipamentos para a produção de energia eólica. Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões em investimentos. Seu foco será no nascente mercado offshore.

A Goldwind vai implantar uma unidade produtiva de turbinas eólicas na região do Porto do Pecém. A expectativa é gerar 250 empregos diretos. O Focus chegou a divulgar com exclusividade a informação.

“Nós temos acompanhado o mercado offshore, e todos o movimentos, inclusive a regulamentação desse mercado e empresas, principalmente no que dá suporte ao programa de hidrogênio verde e energia limpa. Com isso, temos expectativas de se tornar viável”, comentou o diretor-geral Brasil da Goldwind, José Eduardo Teixeira de Carvalho Filho.

“Nós temos uma dedicação muito grande, temos seis mil pessoas trabalhando na pesquisa de desenvolvimento e que estão toda hora inovando, com resultados eficientes”, assegurou.

Alupar

A Alupar, segunda empresa que assinou memorando nesta manhã, tem interesse em desenvolver projeto da cadeia produtiva do hidrogênio verde, incluindo a intenção da avaliação da participação em pool de armazenamento de amônia e de utilidades a ser desenvolvido e implantado no futuro Hub (complexo de instalações industriais de diferentes especialidades que reunirá também instalações de produção de hidrogênio verde para consumo local e exportação) que será localizado no Porto do Pecém.

“Nós já temos investimentos no Ceará, e temos a intenção de participar dessa produção de hidrogênio verde e também estamos estudando a parte de offshore. Sabemos que o Ceará foi o primeiro estado a soltar uma regulamentação ambiental para essa área, e também estamos estudando isso. Hoje, sabemos que o Ceará tem um grande potencial, seja pelo Porto do Pecém ou outros requisitos, então não queremos ficar de fora desse desenvolvimento”, destacou o Diretor Técnico de Transmissores da Alupar, João Greco.

A empresa e suas subsidiárias possuem experiência em desenvolvimento de projetos de produção de energias limpas, atuando no estado do Ceará com uma planta em operação de geração de energia eólica, com capacidade instalada de 98 MW e uma planta em implantação, de energia fotovoltaica, com capacidade de geração de 47,25 MW.

Leia Mais
+Exclusivo: chinesa Goldwind fecha acordo para fábrica aerogeradores on e offshore no Ceará

Compartilhe

Deixe um comentário