Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará tem dois parques nacionais de conservação ambiental no ranking dos mais visitados do país

0

Duas unidades de conservação ambiental no Ceará estão entre as mais visitadas do país, segundo levantamento Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela administração e gestão dos destinos, ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

Com 1,6 milhões de visitas, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara foi o segundo mais movimentado do país em 2022. O destino cearense, com fama internacional, aparece a frente do Parque Nacional do Iguaçu (3ª), onde ficam as famosas cataratas, além dos Parnas de Fernando de Noronha (5ª) e dos Lençóis Maranhenses (6ª).

Já o Parque Nacional de Ubajara, localizado na Serra da Ibiapaba, recebeu cerca de 186 mil visitas ao longo de todo o ano passado. O destino figura na nona posição do ranking divulgado pelo ICMBio. A visitação no local cresceu cerca de 50% após a reinauguração do Bondinho, equipamento administrado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Ele conta com uma estrutura moderna e realiza, de forma gratuita, um percurso de 550 metros ligando a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara.

Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o rico território natural do estado é um dos diferenciais para tração de muitas visitações aos Parnas cearenses. “A busca por atrativos naturais é uma tendência do turismo. Por conta do rico território natural que temos, nossos parques se destacam nacionalmente. Além de Jeri, alcançamos também esse excelente resultado com o Parna de Ubjara, o que demonstra que o Ceará tem atrativos para todos os gostos”, destaca.

De acordo com o ICMBio, em todo o país foram registradas mais de 21,6 milhões de visitas em 137 unidades de conservação. O resultado é o triplo de 2021 (6,9 milhões). O alto número de visitas foi atingido com grande contribuição do turismo de sol e mar, além de conquistas técnicas do Instituto que melhoraram o processo de monitoramento.

Com informações do Governo do Estado

Compartilhe

Deixe um comentário