Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará tem maior reserva hídrica em 10 anos com volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos

0

O Ceará registra a maior reserva hídrica com 8,15 bilhões de metros cúbicos, representando 44% da capacidade total. É a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. No começo deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico.

As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe registram mais de 50% das reservas.

No entanto, as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe se mantêm em estado “crítico”, todas com volume abaixo dos 30%.

Fonte: Cogerh

A Bacia do Banabuiú atingiu o maior percentual desde setembro de 2013, com volume entre entre 30% e 50%, classificado como situação “em alerta”. Do início do ano até hoje, foram quase 600 milhões de metros cúbicos de aporte na bacia, sendo o segundo maior aporte do Estado. Todos os 19 açudes monitorados na bacia do Banabuiú estão em condições melhores do que estavam no início do ano.

O Estado tem hoje 57 açudes sangrando, ultrapassando a marca de 2022, em que 52 verteram, o melhor número desde 2011 (67 sangrias).

Confira no gráfico abaixo o histórico das sangrias das barragens monitoradas pela Cogerh que sangraram a partir de 1975.

Foto: Cogerh

Castanhão, Orós e Banabuiú
Os três maiores açudes cearenses seguem com bons aportes, atingindo os maiores níveis dos últimos anos. O Açude Orós, por exemplo, chegou a 4,7% no começo de 2020 e, agora, já se encontra com 56%, melhor número desde março de 2013.

O Açude Banabuiú chegou a estar praticamente seco entre 2015 e 2018, no auge da seca, e hoje possui 28,4%, marca vista pela última vez em outubro de 2013. A reserva mais que triplicou em menos de um mês em 2023.

Já o gigante Castanhão estava com 2,1% em 2018, mas continua recuperando volume, que agora bate 27%, maior percentual desde dezembro de 2014.

Monitoramento e Segurança dos Reservatórios
Todas as 157 barragens monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm situação controlada. Os açudes cujo empreendedor é a Cogerh passam por duas inspeções: uma antes e outra após a quadra chuvosa.

Enquanto a primeira aponta medidas a serem tomadas pra evitar problemas na quadra, a segunda indica o que fazer pra corrigir eventuais estragos causados pela água das chuvas. Os açudes não monitorados são de responsabilidade dos empreendedores, seja propriedade particular, prefeitura ou de associação.

FOCUS.JOR

Compartilhe

Deixe um comentário