Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cenário pré-eleitoral em Caucaia tem disputa de bolsonaristas e crise de ex-aliados; entenda

0

Por ter mais de 200 mil habitantes, a disputa ainda pode ir ao segundo turno, reorganizando as forças locais

Com 2024 batendo à porta, as definições eleitorais em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, têm ganhado mais consistência e indicado mais objetivamente os contornos do pleito que se avizinha. A interferência mais categórica de lideranças nacionais e estaduais tem dado o tom das tratativas no momento.

Exemplo disso foi a expedição de um ofício pela cúpula do PL, na terça-feira (21), assegurando a pré-candidatura a prefeito a Coronel Aginaldo Oliveira, ex-chefe da Força Nacional de Segurança (FNS). Do outro lado, o PT municipal marcou uma reunião para próxima quinta-feira (30) a fim de tratar sobre a disputa em Caucaia diante do “fator Valim” e após diálogo com o governador Elmano de Freitas (PT).

 

VEJA TAMBÉM

Cinco pontos para entender a crise no PL do Ceará que culminou na saída de Acilon e guinada política

Eudoro Santana vai a Brasília para diálogo com a direção nacional do PSB sobre filiações no Ceará

 

Isso porque o atual prefeito, Vitor Valim, filiou-se em agosto ao PSB, consolidando sua ligação com o bloco governista, representado por Elmano, Camilo Santana e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos do PT. No PSB, o gestor passa a ser liderado por Eudoro Santana, pai de Camilo.

O impasse ocorre porque o próprio PT de Caucaia aprovou uma resolução, em junho deste ano, defendendo o lançamento de uma candidatura própria à Prefeitura. O encontro do dia 30 vem para, possivelmente, abrir caminho para o apoio a Valim.

 

PT Caucaia, eleições
Legenda: Em junho, o PT Caucaia decidiu pelo lançamento de uma candidatura própria em 2024.
Foto: Reprodução/Redes sociais

 

No PL, por sua vez, a escolha pela candidatura própria de Aginaldo vem para pulverizar as forças bolsonaristas no município. Um dos maiores cabos eleitorais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o vice-prefeito Deuzinho Filho é pré-candidato pelo União Brasil. Ele, que é rompido com Valim, era tido até então como o principal nome conservador da disputa.

De toda forma, a população de Caucaia pode se deparar com um cenário definido em duas rodadas: por ser uma cidade com mais de 200 mil habitantes, assim como Fortaleza, a vizinha da Região Metropolitana está apta para uma disputa em segundo turno, a exemplo do pleito de 2020.

Nesse caso, pode haver uma nova distribuição de forças, já que as possibilidades tendem a ser afuniladas. Os nomes já postos buscam reforçar as suas bases, a fim de chegar competitivos a outubro de 2024.

PSDB E PSD BUSCAM ESPAÇO

A disputa em Caucaia também atrai olhares de partidos como o PSDB e PSD que, embora não representem tão diretamente a dicotomia na política local, possuem marcadores importantes nessa conjuntura.

O tucanato, por exemplo, será representado, em outubro de 2024, pela deputada estadual Emília Pessoa, nome avalizado por figuras como Tasso Jereissati. Recentemente, ela foi empossada secretária-executiva do PSDB Ceará e presidente do PSDB Mulher no Estado.

Também há chances de compor cargo na próxima Executiva Nacional da legenda, liderada pelo governador gaúcho Eduardo Leite. A convenção que elegerá a nova chapa ocorrerá entre quarta (29) e quinta-feira (30). Como delegada, Emília tem poder de voto na ocasião.

Enquanto a campanha em si não começa, a deputada realiza encontros formativos e de mulheres com pautas segmentadas, além de reuniões com as pré-candidatas femininas e as esposas dos pré-candidatos homens para fortalecer a trajetória política dos envolvidos.

Quanto ao arco de aliança, Emília informou que o PSDB dialoga com mais dois partidos para fortalecer o bloco, negociação da qual cuida pessoalmente.

 

Emília Pessoa, PSDB, Caucaia
Legenda: Emília Pessoa é pré-candidata a prefeita de Caucaia pelo PSDB.
Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Assim como Deuzinho, ela é dissidente do grupo de Valim. Ela foi secretária de Educação e de Governo neste mandato, mas renunciou às funções para se dedicar à campanha à Assembleia Legislativa, da qual saiu vitoriosa.

Em 2020, concorreu à Prefeitura, mas ficou em terceiro lugar, à frente do, hoje, governador Elmano de Freitas (PT), e atrás do atual prefeito e de Naumi Amorim (PSD), que disputaram o segundo turno.

Este, inclusive, era o prefeito à época. Atualmente, ele é pré-candidato novamente ao cargo, mantendo a postura de oposição a Valim, apesar de PSB e PSD fazerem parte do mesmo arco de aliança em escala estadual.

Amorim tem intensificado a pré-campanha nas redes, especialmente com a série “Foi o Naumi que fez”, como forma de lembrar as entregas quando estava à frente do município.

 

Naumi Amorim, PSD, Caucaia
Legenda: Naumi Amorim busca retornar à Prefeitura de Caucaia pelo PSD.
Foto: Reprodução/Redes sociais

 

PL E UNIÃO BRASIL

O anúncio sobre Caucaia no PL vem em uma semana de crise interna em eclosão. Houve troca no comando estadual da legenda e confirmação de pré-candidatura em outro importante polo eleitoral, Fortaleza, todos publicizados pelo presidente nacional, Valdemar Costa Neto.

Essas movimentações inauguram um novo momento do partido no Ceará, que abandona tratativas mais pragmáticas – que permaneceram mesmo após a filiação de Bolsonaro, em 2021, em função da gestão de Acilon Gonçalves – e mergulha na conexão com Brasília, na figura de Costa Neto e do próprio ex-presidente da República.

Por isso, o lançamento de nomes próprios em cidades tão estratégicas se torna importante. Aliado a isso, Aginaldo também será empossado presidente do diretório do PL em Caucaia nesta semana. Ele voltou de Brasília, onde dialogava com a direção nacional na última sexta-feira (24) para iniciar as negociações locais.

Ao Diário do Nordeste, afirmou que já há conversa com curso com partidos para a composição do arco de aliança, todos de centro-direita, mas nada ainda foi finalizado. Quanto à divisão do eleitorado no campo conservador, devido à pré-candidatura de Deuzinho, Aginaldo ressalta que ele é de outro partido, “é até um amigo”, mas que não conversaram sobre a disputa até o momento.

 

Coronel Aginaldo, Carla Zambelli, Caucaia, eleições
Legenda: Coronel Aginaldo e a esposa, Carla Zambelli.
Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Já o vice-prefeito tem sido mais enfático. Pelas redes sociais, como de costume, Deuzinho não citou nomes, mas indicou que não recuará da intenção de encabeçar uma chapa a prefeito.

“Não tenho nenhum interesse de ser candidato a vice-prefeito de Caucaia nas eleições de 2024, e ressalto que continuarei no mesmo lado que sempre estive: centro-direita. O caucaiense viu e sabe do meu trabalho e empenho pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo meu governador Capitão Wagner. Não mudei e não mudo de lado”, afirmou aos seus apoiadores.

Ele também atualizou o andamento da pré-campanha. Disse que esteve em Salvador (BA) na última semana em reuniões com sua equipe de marketing, que vai coordenar campanha a prefeito também. Além disso, informou que, em 1º de dezembro, o União Brasil vai promover um evento para lançá-lo à disputa, com a presença de Capitão Wagner, Felipe Mota, Danilo Forte e outros.

Segundo Deuzinho, sua base de sustentação já conta com três partidos, mas há diálogo em curso com um 4º para ser a “opção de direita em Caucaia”.

“Pode ter um, duas, três ou quatro candidaturas de direita, isso é bom porque deixa a nossa cidade com outras opções. Eu sou daqui, nasci em Caucaia, faço política aqui, tiro o meu sustento daqui”, alfinetou.

Isso porque as atividades políticas de Aginaldo, natural de Alto Santo, nos últimos anos, concentraram-se no suporte ao Governo Federal em Brasília, sobretudo pelo matrimônio com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Além disso, a mudança de domicílio eleitoral para Caucaia foi recente.

 

DIÁRIO DO NORDESTE

Compartilhe

Deixe um comentário