Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Chefe de agência reguladora dos EUA diz que vai tomar a vacina autorizada pela FDA contra a Covid-19

0

s


Agência reguladora de medicamentos dos EUA defende autorização de vacina da Pfizer/BioNTech

Agência reguladora de medicamentos dos EUA defende autorização de vacina da Pfizer/BioNTech

O chefe da agência reguladora de medicamentos americana FDA, Stephen Hahn, disse que vai tomar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech assim que ela for liberada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Ele reforçou, em entrevista coletiva neste sábado (12), que a autorização do imunizante – dada pela sua agência na sexta (11) – foi feita “com base na ciência e nos dados”. O anúncio seguiu a recomendação de um grupo independente de especialistas que indicaram a vacina para maiores de 16 anos.

“O povo americano pode confiar na decisão que foi tomada com base na ciência e nos dados”, disse Hahn. “Nós trabalhamos rapidamente por conta da pandemia, e não por conta de pressões externas.”

Um homem recebe a primeira de duas doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, no Guy's Hospital em Londres em foto de 8 de dezembro de 2020 — Foto: Victoria Jones/Pool/Reuters/Arquivo

Um homem recebe a primeira de duas doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, no Guy’s Hospital em Londres em foto de 8 de dezembro de 2020 — Foto: Victoria Jones/Pool/Reuters/Arquivo

Na sexta, uma reportagem publicada pelo jornal “The Washington Post”, citando fontes da Casa Branca, chegou a sugerir que governo do presidente dos Estados UnidosDonald Trump, tentou acelerar a aprovação desta vacina.

O próprio presidente norte-americano postou em uma rede social uma mensagem direta ao chefe da FDA dizendo que a agência era uma “tartaruga velha, grande e lenta”. Ele disse que a instituição deveria parar de brincar e começar a salvar vidas: “Libere as vacinas AGORA, dr. Hahn”, escreveu Trump.

Apesar da autorização da agência reguladora, antes de começar uma campanha de vacinação em todo o país, o CDC tem que dar um parecer final. A expectativa é que esta agência federal se pronuncie ainda neste sábado.

Vacina autorizada

Os Estados Unidos se tornaram o 6º país a autorizar o uso deste imunizante. A vacina da Pfizer já foi aprovada pelo Reino Unido, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e México.

A agência regulatória britânica foi a primeira a aprovar o uso da vacina, ainda na semana passada. O Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação nesta terça-feira (8).

Ainda não há data prevista para o início da aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já disse que está preparada para aprovar pedidos de uso emergencial, mas ainda nenhuma farmacêutica se apresentou para esta modalidade.

EUA aprovam uso emergencial da vacina Pfizer

–:–/–:–

EUA aprovam uso emergencial da vacina Pfizer

‘Milagre médico’

Após o anúncio da FDA, o presidente Donald Trump publicou um vídeo nas redes sociais em que comemorou a liberação da vacina e a chamou de “milagre médico”.

“Hoje, nossa nação conseguiu um milagre médico. Chegamos a uma vacina segura e eficaz em apenas nove meses. É uma das maiores realizações científicas da história. Isso salvará milhões de vidas e logo encerrará a pandemia de uma vez por todas”, afirmou.

Na quinta-feira (10) , uma comissão de especialistas – formada por pesquisadores independentes, médicos e representantes farmacêuticos – se reuniu para avaliar uma recomendação endereçada para a FDA. É a partir dela que a agência poderá decidir se autorizaria ou não a aplicação do imunizante.

A agência já havia apresentado, no início desta semana, um parecer favorável à vacina, confirmando sua segurança e eficácia.

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech

Países que já aprovaram a vacina

O Reino Unido e Bahrein aprovaram o uso do imunizante na semana passada, mas apenas o Reino Unido começou sua campanha de vacinação. Na terça, teve início da campanha de vacinação para os britânicos – aplicada de forma gratuita pelo serviço público de saúde (NHS, da sigla em inglês).

Uma senhora de 90 anos, Margaret Keenan, foi a primeira a receber a dose.

A Health Canada, agência que regula as vacinas no país, aprovou na quarta-feira (9) a vacina da Pfizer. Após a revisão de dados, os canadenses concluíram que a vacina é segura e eficaz e já pode ser aplicada em todo o país, de forma emergencial, em pessoas maiores de 16 anos.

Horas antes de a FDA anunciar a aprovação da vacina na sexta, o órgão regulador mexicano Cofepris liberou o imunizante da Pfizer.

Compartilhe

Deixe um comentário