Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cidades da Grande Fortaleza ficam sem energia elétrica após fortes chuvas

0

Além da capital, moradores dos municípios como Eusébio, Chorozinho, Pindoretama e Itaitinga também reclamaram de problemas no fornecimento do serviço.

Moradores de Fortaleza e outros municípios da Região Metropolitana reclamaram, neste domingo (11), de falta de energia elétrica após as fortes chuvas registradas, que começaram neste sábado (10). O estado deve continuar registrando precipitações expressivas durante o carnaval, conforme o Inmet.

LEIA TAMBÉM:

g1 recebeu reclamações de moradores de bairros de Fortaleza como São João do Tauape, Pici, Bairro de Fátima, Floresta e Bairro Ellery. Além deles, moradores dos municípios como EusébioChorozinhoPindoretama e Itaitinga também relataram problemas com o fornecimento, até a publicação desta reportagem.

Chuvas alagam ruas, derrubam árvores e até portão em Fortaleza

Sobre as reclamações, a Enel Ceará, distribuidora de energia no estado, disse que restabeleceu a energia para mais de 75% dos clientes da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana que foram impactados pelas fortes chuvas deste sábado.

“Como previsto em seu plano especial de carnaval, a distribuidora aumentou em 50% suas equipes de emergência, que seguem trabalhando dia e noite na reconstrução dos trechos da rede elétrica danificados para normalizar o serviço a todos os clientes o mais brevemente possível”, disse a nota da empresa.

Em caso de falta de energia, a Enel Ceará orientou que os clientes entrem em contato pelos canais digitais da distribuidora: WhatsApp, pelo número (21) 99601-9608, aplicativo da Enel Ceará ou site www.enel.com.br.

O governador do Ceará Elmano de Freitas disse estar em contato com a Enel para cobrar e monitorar a situação da falta de energia em alguns bairros da capital, após as fortes chuvas.

“A empresa informou que todos os esforços estão sendo realizados no sentido restabelecer a energia, priorizando os equipamentos que prestam serviços essenciais à população, como os hospitais. Estamos atentos e de prontidão para auxiliar no que for necessário. Todos os órgãos do Governo do Estado estão de plantão permanente para garantir que os danos aos cidadãos e cidadãs da capital sejam reduzidos de forma ágil e eficiente”, publicou Elmano.

Segunda maior chuva em 50 anos

 

Choveu mais no sábado (10) em Fortaleza que o esperado para todo o mês de fevereiro — Foto: Reprodução

Choveu mais no sábado (10) em Fortaleza que o esperado para todo o mês de fevereiro — Foto: Reprodução

Fortaleza registrou pelo menos 215 milímetros de chuva entre as 7 horas da manhã do sábado (10) até as 7 horas da manhã do domingo (11), conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a fundação, foi a segunda maior chuva de Fortaleza nos últimos 50 anos.

A média de 215 milímetros significa que, em um único dia, choveu em Fortaleza um volume superior ao esperado para todo o mês de fevereiro, cuja média histórica é de 187 milímetros.

Esta primeira grande chuva do ano deixou estragos na capital cearense: ruas e avenidas alagadas, queda de energia, semáforos apagados, casas e lojas danificados.

No bairro Aerolândia, a água da chuva tomou as ruas e invadiu a casa dos moradores. Uma árvore caiu na Avenida da Ecologia, nas proximidades da avenida Raul Barbosa.

No Centro de Fortaleza, comerciantes da Feira do Buraco da Gia perderam produtos após a água invadir a área dos boxes.

Ruas de Fortaleza ficam alagadas na primeira forte chuva do ano — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Ruas de Fortaleza ficam alagadas na primeira forte chuva do ano — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Na manhã deste domingo, o calçamento da rua Arquiteto Reginaldo Rangel, no bairro Cocó, foi arrastado pela força das águas e deixou a terra exposta.

No bairro Papicu, o nível das águas subiu, invadiu casas e deixou moradores ilhados. Vídeos gravados pela população mostram que a água chegou a derrubar um portão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todos os municípios do estado do Ceará. A previsão é de mais chuvas no litoral e interior até segunda-feira (12).

Sábado também teve alagamentos e oscilação de energia

 

“Várias ruas alagadas na cidade, a Mister Hull está debaixo d’água”, afirmou Saulo Viana, motorista de aplicativo. Ele afirma que, apesar de poucos carros na cidade devido ao feriado do carnaval, o trânsito está bastante lento devido aos pontos de alagamento.

Fortaleza registrou vários pontos de alagamento durante a chuva deste sábad

“As ruas todas cobertas. Se tiver buraco, ninguém vê. Tá perigoso”, afirmou o motorista Augusto Sousa, que enviou imagens de pontos de alagamento na capital cearense.

No Centro de Fortaleza, uma lojista sofreu prejuízo com o desabamento de parte do teto do estabelecimento.

O terminal de ônibus da Praça Coração de Jesus também ficou alagado e os passageiros tiveram que subir nos bancos para tentar escapar da água que cobriu as calçadas.

Durante a chuva também houve uma quedas de árvores. Uma delas aconteceu na Rua Lívio Barreto. Já a outra árvore caiu em cima de um carro na Avenida Desembargador Moreira. As duas ocorrências foram no Bairro Dionísio Torres.

Por conta das quedas das árvores, os dois trechos ficaram bloqueados, impossibilitando o tráfego de veículos nas regiões. Os pedestres conseguem passar apenas por uma calçada.

Também há relatos de queda de energia em vários pontos da capital cearense e cidades do interior. Em Fortaleza, a oscilação de energia foi frequente nos bairros Aldeota e Dionísio Torres.

Primeira forte chuva do ano alaga ruas de Fortaleza

Como consequência das quedas de energia, há semáforos apagados em algumas vias da cidade. Em nota, A Enel afirma que as fortes chuvas “causaram diversos danos na rede elétrica em diferentes pontos”. Foram afetadas principalmente Fortaleza e cidades da região metropolitana.

“Equipes da Enel estão nas ruas trabalhando intensamente com contingente extra para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível aos clientes”, afirma a empresa.

Árvore caída na Rua Lívio Barreto, no Bairro Dionísio Torres. — Foto: Rafael Almeida/ SVM

Árvore caída na Rua Lívio Barreto, no Bairro Dionísio Torres. — Foto: Rafael Almeida/ SVM

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário