Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Com 4,5 mil pessoas a bordo, Ceará recebe mais um Cruzeiro da temporada

0

Atracou na manhã deste sábado (13), no Terminal Marítimo de Passageiros, em Fortaleza, mais um Cruzeiro da temporada 2023/2024. O Costa Diadema trouxe ao Ceará 4,5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Antes da chegar à capital cearense, o navio passou por Rio de Janeiro e Bahia. Após às 17h, os cruzeiristas embarcam rumo à Europa. A predominância entre os passageiros é de italianos, espanhóis e estadunidenses.

“Mais um Cruzeiro da temporada que o Ceará recebe, com receptivo da Secretaria do Turismo. Esse é um segmento que o Ceará pretende atuar fortemente, pois sabemos do nosso potencial. A proximidade com a Europa, fator que era pouco negociável, agora será importante para negociação com as operadoras”, destaca Yrwana Albuquerque.

A chegada do Costa Diadema ao Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza marca o início da administração do equipamento pelo Grupo ABA Infra. “A empresa assumiu na última semana o terminal e hoje já podemos perceber algumas melhoras significativas. Já tivemos um primeiro diálogo com a gerência e as expectativas com essa nova administração são as melhores”, pontua Yrwana.

De acordo com levantamento da Setur-CE, cada viajante gasta R$ 600,00 em média no destino. Isso representa uma cartela de oportunidades para o mercado de serviços e produtos regionais.

Embarques e desembarques

Se somaram aos passageiros do Costa Diadema mais 380 turistas. Em contrapartida, outros 866 desembarcaram e vão ficar na capital cearense.

O Cruzeiro faz uma travessia transatlântica entre Europa e Brasil. Por isso, o roteiro é dividido em trechos, ou seja, o viajante pode embarcar em um dos três portos europeus, com chegada em diferentes destinos no Brasil.

Segmento náutico

De segunda (8) a quinta-feira (11), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participou da Seatrade Cruise Global – maior feira mundial da indústria de cruzeiros – com objetivo de fortalecer o setor no estado. Na ocasião, representantes da Setur se reuniram com a Cruise Lines International Association (CLIA), responsável pela comercialização de linhas de cruzeiros, para o incremento da malha marítima já para a próxima temporada.

Uma nova reunião deve ocorrer durante a WTM Latin America, feira de viagens e turismo da América Latina que o Ceará vai participar com estande próprio, entre os dias 15 e 17 de abril, em São Paulo.

“Recebemos o convite e seguiremos em tratativas para ampliar a nossa malha marítima, quem sabe até dobrando o número de passageiros na próxima temporada. É um desafio que vamos trabalhar para alcançar os objetivos”, finaliza a secretária Yrwana.

CEARÁ AGORA

Compartilhe

Deixe um comentário